terça-feira, 1 de novembro de 2016

Sem mandado, governo fecha entrada e corta energia e água do Núcleo de Educação



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TRIBUNA DO PARANÁ Imagem: Henry Milleo

A energia e a água do prédio que abriga o Núcleo Regional de Educação (NRE), no bairro São Francisco, foram cortados nesta terça-feira (1.º). O local está ocupado por estudantes desde a última segunda-feira (31). A Polícia Militar foi acionada. Dispostas aos redor do prédio, as equipes impedem o ingresso de comida e de novos estudantes. No entanto, servidores, aposentados e pensionistas estão tendo acesa ao prédio, mediante liberação da polícia. Ainda não há um mandado de reintegração de posse do local.
A informação do corte de energia e água partiu de um membro da Procuradoria Geral do Estado e foi confirmada por policiais que acompanham a ocupação no prédio administrativo da Secretaria Estadual da Educação.
Segundo o coronel Antonio Zanatta Neto, alguns aposentados estavam reclamando de abordagens dos estudantes. “Estamos abertos ao diálogo desde que saibamos com quem estamos falando. Nós só vamos conversar com quem sabemos quem é, que mostre o rosto e que a gente saiba o RG. Não sabemos se quem está mascarado é estudante ou vândalo”, afirmou.
Uma estudante de 17 anos que participa do protesto reclamou. “É uma absurdo. Fomos de manhã para acompanhar a reintegração e não pudemos voltar o prédio. Temos o direito de ir e vir. Assim como deixamos o pessoal da ParanáPrevidência entrar, deveriam ter deixado a gente. Não estão cumprindo a parte deles.”
Indagada se o protesto não estaria prejudicando o atendimento aos aposentados, a estudante contra-argumentou. “Pelo contrário. Estamos até ajudando os aposentados, porque os funcionários do ParanáPrevidência não estão querendo atender e nós estamos pedindo pra que eles sejam atendidos.
Ocupação
O movimento Ocupara Paraná, também conhecido como Primavera Estudantil, ocupou o prédio do NRE, que fica na rua Inácio Lustosa, horas após o início do cumprimento das ordens de reintegração de posse de 25 escolas de Curitiba.
A repartição pública, que fica no mesmo edifício do ParanáPrevidência, foi tomada por cerca de 35 alunos. Eles garantiram que não iriam atrapalhar o trabalho dos servidores do ParanáPrevidência, mas a diretoria do órgão orientou os funcionários a deixarem o local.
Foi o primeiro prédio administrativo do governo a ser ocupado na capital – núcleos de três outras cidades do interior (Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Maringá) chegaram a ser ocupados, mas já voltaram a funcionar normalmente.
A Justiça deferiu na última quinta-feira (27) um pedido do estado de reintegração de posse de 25 escolas. Até o momento, 20 escolas já haviam sido desocupadas pelos estudantes.
Nesta segunda-feira (31), sete escolas foram reintegradas: Etelvina Cordeiro Ribas, Flávio F da Luz, Guido Arzua, Iara Bergman, Protásio de Carvalho, Rio Branco, Teobaldo Kletemberg. Nesta terça foi a vez do Tiradentes e do Professor Cleto.
E as outras dez, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), foram desocupadas de maneira voluntária nos últimos dias, sem a necessidade de notificação judicial. A próxima unidade a ser reintegrada será a Professor Elias Abraão, no Cristo Rei.
O Colégio Estadual Santa Felicidade também foi desocupado antes da notificação, mas a saída dos estudantes foi motivada pela morte de um estudante de 16 anos que entrou em confronto com um colega da mesma escola. Já o Colégio Estadual do Paraná teve sua reintegração suspensa até a próxima semana.
Os estudantes começaram o movimento Ocupa Paraná no dia 3 de outubro em protesto contra a Medida Provisória que reforma o ensino médio e a PEC 241, que limita um teto de gastos para o poder público de acordo com a inflação do ano anterior. 
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Alunos ocupam Colégio Agrícola de PG. 

Justiça nega reintegração de posse de escolas.
 

Número de escolas ocupadas no Paraná chega a 210, diz movimento.

Alunos ocupam o Col. Barão de Capanema.

Justiça aceita pedido de reintegração de posse do Col. Agrícola em PG.

Governo decide acionar Conselho Tutelar e decreta recesso escolar.

Estudantes ocupam campus de Irati da Unicentro.

Pais e alunos opinam sobre ocupação de escolas da Rede Estadual.

Ocupação atinge mais da metade dos Colégios Estaduais de Guarapuava.

Mais dois colégios são ocupados em Prudentópolis.

Justiça autoriza reintegração de posse na UEPG.

Adolescente morre dentro de escola estadual ocupada no PR.

Colégio ocupado volta a ter aulas em Irati.

Suspeito pela morte de aluno em escola é preso em Curitiba.

Justiça autoriza reintegração de posse de 21 escolas de PG.

Em protesto contra PEC 241 e reforma do Ensino Médio, estudantes da UFPR ocupam prédio da Reitoria.

Após morte de colega, estudantes decidem desocupar escola em Curitiba.

Colégios federais do Rio estão ocupados contra medidas de Temer.

Justiça determina reintegração de posse em colégios de Irati e Inácio Martins.

Contra a PEC 241, alunos ocupam a UTFPR em Dois Vizinhos.

Bandidos invadem escola ocupada e assaltam alunos.

1.022 escolas e 84 universidades estão ocupadas em 19 Estados e no DF.

'Mão de vocês está suja com sangue', diz aluna a deputados do Paraná.

PR: Justiça cumpre reintegração de posse em escolas ocupadas.

Sobe para seis o número de colégios desocupados em Guarapuava e Região.

MBL tenta desocupar colégios no Paraná à revelia da Justiça.

Estudantes deixam escolas e ocupam o Núcleo Regional de Educação em Curitiba.

Estudantes estão em ocupações para fumar maconha, diz senador José Medeiros.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.