terça-feira, 1 de novembro de 2016

Estudantes deixam escolas e ocupam o Núcleo Regional de Educação em Curitiba



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TRIBUNA DO PARANÁ Imagem: Henry Milleo

A desocupação das escolas estaduais em Curitiba começou na manhã desta segunda-feira (31). Entretanto, os estudantes que estão saindo desses lugares agora ocupam o Núcleo Regional de Educação de Curitiba, no bairro São Francisco. É o primeiro prédio administrativo do governo a ser ocupado na capital – o núcleo de três outras cidades do interior (Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Maringá) chegaram a ser ocupados, mas já funcionam normalmente.
Cerca de 35 estudantes chegaram por volta das 9h30 ao prédio. Três viaturas da Polícia Militar (PM) acompanham a movimentação. O Núcleo fica no mesmo edifício do ParanáPrevidência. Também nesta segunda, professores decidiram pelo fim da greve em assembleia da App-Sindicato.
O processo de desocupação está ocorrendo voluntariamente em todas as 24 escolas em que a Justiça determinou semana passada a reintegração de posse. O Colégio Estadual Guido Arzua, no Sítio Cercado, foi o primeiro a ser desocupado na manhã desta segunda. Apesar da saída voluntária, um oficial de Justiça foi à escola entregar a notificação. Isso está acontecendo em todas as escolas da cidade.
Além das desocupações determinadas pela Justiça, o prazo do Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes desocupem as escolas onde serão aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também se encerra nesta segunda.
O MEC ameaça cancelar o Enem se as escolas permanecerem ocupadas. O exame está marcado para o próximo fim de semana – nos dias 5 e 6 de novembro. Em assembleia na última semana, os estudantes propuseram a transferência das provas para escolas municipais. O MEC, entretanto, ainda não se posicionou sobre a proposta.
A Justiça começou a distribuir as ordens de desocupação de 24 escolas em Curitiba às 10 horas. A expectativa do Ocupa Paraná é de que até o final do dia todas as desocupações tenham ocorrido. “Todas as 24. A ideia é de que esse movimento seja voluntário”, comenta Higor, que prefere não ter o sobrenome revelado. Segundo o movimento, essa decisão será pontuada pelos próprios alunos.
Acordo
Na sexta-feira (28), uma reunião intermediada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) terminou com a proposta de um acordo por meio do qual os alunos manteriam a ocupação do Colégio Estadual do Paraná (CEP), mas deixariam outras 24 escolas em que há mandados de reintegração. Inicialmente, os estudantes do CEP disseram que desocupariam a escola, mas voltaram atrás da decisão e afirmaram que vão se manter na unidade. Mais do que isso, os estudantes conclamaram seus colegas do estado a “ocupar suas escolas e ruas”, ampliando o movimento.
No fim de semana, o procurador-geral do Paraná, Paulo Rosso, havia adiantado que o governo aguardaria as desocupações voluntárias até esta segunda-feira. “Se isso não ocorrer, vamos partir para a reintegração de posse e tomar as medidas legais, com responsabilização judicial dos líderes do movimento e, inclusive, dos pais desses estudantes”, disse à Gazeta do Povo.
Outras desocupações
Segundo o movimento Ocupa Paraná, em torno de 12 a 14 escolas estaduais também devem ser desocupadas ao longo desta segunda no Litoral. Os pedidos de reintegração também foram emitidos na sexta-feira (28). Um balanço parcial encaminhado pela Procuradoria Geral do Estado na última sexta mostrou que há ordens de reintegração a serem cumpridas ou já cumpridas em 30 escolas de Cascavel, 23 em Ponta Grossa e também em unidades de Paranavaí, Terra Rica, Paraíso do Norte, Alto Paraná, Sengés, Piraí do Sul, Castro, Carambeí, Cândido de Abreu, Telêmaco Borba, Palmeira, Ivaí, Guaramiranga e Imbituva e Tibagi.
De acordo com o cálculo mais recente do Ocupa Paraná, entre 450 e 500 escolas seguem tomadas pelos alunos secundaristas. O auge do movimento registrou em torno de 850 ocupações. Nesse cálculo, o movimento soma 14 reocupações (escolas em que os alunos deliberaram pelo fim da greve e voltaram atrás). Mas os próprios manifestantes acreditam que o número de ocupações não deverá crescer. “Estamos preparando atos de rua. Nós deliberamos por essas novas manifestações. Inclusive hoje acontece o primeiro, em Londrina, com a participação de vários estudantes que participaram das ocupações”, disse Higor. Em Curitiba, não há atos de rua confirmados para essa semana.
A Seed contabiliza 315 escolas ocupadas em todo o estado – 516 desocupadas desde o início da semana passada (24).
Ana Júlia
Na manhã desta segunda-feira, as estudantes paranaenses Ana Júlia Ribeiro e Nicolly Moreira do Nascimento vão participar de uma audiência pública que vai discutir a PEC 241 (que limita os gastos públicos), na comissão de direitos humanos do Senado. Elas haviam discursado na Assembleia Legislativa do Paraná, em pronunciamentos que tiveram grande repercussão. A participação delas na reunião do Congresso pode ampliar a divulgação do movimento dos secundaristas paranaenses. 
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Alunos ocupam Colégio Agrícola de PG. 

Justiça nega reintegração de posse de escolas.
 

Número de escolas ocupadas no Paraná chega a 210, diz movimento.

Alunos ocupam o Col. Barão de Capanema.

Justiça aceita pedido de reintegração de posse do Col. Agrícola em PG.

Governo decide acionar Conselho Tutelar e decreta recesso escolar.

Estudantes ocupam campus de Irati da Unicentro.

Pais e alunos opinam sobre ocupação de escolas da Rede Estadual.

Ocupação atinge mais da metade dos Colégios Estaduais de Guarapuava.

Mais dois colégios são ocupados em Prudentópolis.

Justiça autoriza reintegração de posse na UEPG.

Adolescente morre dentro de escola estadual ocupada no PR.

Colégio ocupado volta a ter aulas em Irati.

Suspeito pela morte de aluno em escola é preso em Curitiba.

Justiça autoriza reintegração de posse de 21 escolas de PG.

Em protesto contra PEC 241 e reforma do Ensino Médio, estudantes da UFPR ocupam prédio da Reitoria.

Após morte de colega, estudantes decidem desocupar escola em Curitiba.

Colégios federais do Rio estão ocupados contra medidas de Temer.

Justiça determina reintegração de posse em colégios de Irati e Inácio Martins.

Contra a PEC 241, alunos ocupam a UTFPR em Dois Vizinhos.

Bandidos invadem escola ocupada e assaltam alunos.

1.022 escolas e 84 universidades estão ocupadas em 19 Estados e no DF.

'Mão de vocês está suja com sangue', diz aluna a deputados do Paraná.

PR: Justiça cumpre reintegração de posse em escolas ocupadas.

Sobe para seis o número de colégios desocupados em Guarapuava e Região.

MBL tenta desocupar colégios no Paraná à revelia da Justiça.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.