quarta-feira, 18 de abril de 2018

Turvo vai realizar um torneio de estilingue


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDE SUL DE NOTICIAS Imagem: Divulgação

O estilingue, brincadeira de criança que sempre encantou meninos e meninas, principalmente, na área rural, em Turvo, ganha ares de competição. No sábado (28), a partir das 8h da manhã, cada inscrito deve estar pronto para atirar a primeira pedra. O alvo será uma fileira de latinhas de refrigerantes, com água dentro. Cada atirador terá entre três e cinco chances de acertar.
De acordo com Leonides Laercio Medeiros, o professor Dinho, o regulamento ainda está sendo elaborado.
Continua depois da publicidade  
Ele e o também professor Julio Cezar Alves, ambos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), são os organizadores do evento, que acontecerá na Pista de Laço, do CTG Rincão do Pinhal.
A inscrição custa R$ 15, com renda destinada para a compra de material pedagógico para os mais de 60 alunos especiais, da sede e do interior. Os interessados podem se inscrever na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Turvo.
O ESTILINGUE
Estilingue, atiradeira, badoque, fisga, cetra: estes e muitos outros nomes caracterizam a arma primitiva feita com forquilhas de árvores, um pedaço de couro e tira de câmera de ar de caminhão ou de bicicleta. A prática começou lá pelo ano de 1920. Mas, o primeiro registro histórico da utilização de uma versão inicial do estilingue está na passagem bíblica de Davi e Golias. Davi usou uma funda para atirar uma pedra e derrotar o gigante.
Como tudo se transforma, uma das evoluções do estilingue foi no começo dos anos 1980, quando a “tripa de mico” substituiu as tiras de borracha. Hoje, na maioria dos supermercados, podem ser encontrados estilingues em plástico e metal. O que vale mesmo é acertar o alvo, desde que não sejam os passarinhos, como era feito antigamente.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.