segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Incêndio destrói Centro de Eventos Italiano em Irati



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ Imagem: Via Rádio Najuá

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Centro de Eventos Italiano, que fica na Rua Coronel Emílio Gomes, na área central de Irati, na madrugada desta segunda-feira, 26. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar atendimento a ocorrência por volta das 4 h.
O Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitão Jorge Augusto Ramos, revelou a nossa reportagem que foram utilizados quatro caminhões para combater o incêndio. 
Continua depois da publicidade
Além disso, foi necessário acionar bombeiros que estavam de folga para auxiliar no trabalho em função do “volume de fogo e o tamanho da edificação”, que foi consumida pelas chamas rapidamente. “Nós trabalhamos aqui no início com quatro caminhões de incêndio. O Centro de Eventos aqui contava com todos os aparatos de segurança, inclusive rede de hidrante. Os prédios vizinhos também contam com a rede da Sanepar. Então no começo foi utilizado muito volume de água não consigo precisar quanto, mas assim perto de 200 mil litros de água foram gastos para extinção do incêndio”, afirma o Capitão.
Ramos ressalta que o Corpo de Bombeiros utilizou alguns mecanismos de segurança chamado de compartimentação, que consiste em dividir um espaço, sem, necessariamente, separá-los, por completo, que ajudaram a evitar que o fogo se alastrasse para prédios vizinhos ou outras partes da edificação. “A edificação é dividida em três partes. O Centro de Eventos, a parte central queimou praticamente toda, mas nas áreas laterais tanto a parte do Restaurante Italiano e do Shiva [danceteria] quanto dos comércios que tem na outra esquina, também não houve muitos problemas quanto ao incêndio por conta desses mecanismos de segurança. Agora ainda tem muito trabalho. Iniciamos o trabalho de rescaldo acredito que hoje com a velocidade das redes sociais, a comunidade viu um ou outro vídeo do que aconteceu aqui”.
O Capitão aproveitou a ocasião para alertar a comunidade sobre a importância das empresas se adequarem a legislação e tomarem medidas de segurança para prevenir acidentes. “Incêndio é muito rápido. Por isso, que a gente como bombeiro alerta tanto para os cuidados com segurança, fazer sistema [de prevenção de incêndio]. Mesmo uma empresa como essa que tinha todos os sistemas quando ocorre o incêndio também é um acidente, ele é muito rápido.  
Felizmente, ninguém se feriu #. Tivemos trabalho e um prejuízo econômico muito grande para os proprietários, então fica essa questão patrimonial, mas felizmente não teve ninguém machucado ou ferido isso é muito importante. No horário [que ocorreu o incêndio] não tinha evento nenhum”.
# A entrevista com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati foi realizada no início da manhã, 26. Até aquela ocasião, nenhuma vítima do incêndio havia sido localizada. Porém, um corpo foi encontrado carbonizado numa edificação ao lado do Centro de Eventos Italiano, em Irati, por volta das 12 h. O Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa compareceu ao local pouco antes das 14 horas para remover o corpo. Até a conclusão desta reportagem, a vítima ainda não havia sido identificada. 
Ramos relata que possivelmente o incêndio começou numa edificação lateral do Centro de Eventos. Filmagens de moradores que residem nas proximidades do estabelecimento devem ser utilizadas para identificar as causas do incêndio. “A Polícia Científica e a própria perícia da seguradora fazem esses trabalhos de levantamentos da causa bem certo, o que motivou esse incêndio. Um incêndio de grandes proporções assusta a comunidade toda e agora a gente vai concluir esse trabalho de rescaldo. Queremos dar o apoio necessário as pessoas, proprietários que sofrem nessa hora, um incêndio ele é muito traumático, a gente vê uma família que se dedicou bastante para trabalhar nessa área de lazer para a comunidade e precisa da comunidade para voltar a ativa e eventualmente fazer um Centro de Eventos melhor do que eles tinham aqui. Nosso desejo é que a família das cinzas levante coisa muito melhor”.
O Comandante do Corpo de Bombeiros ainda enalteceu que o trabalho da corporação visa prevenir incêndios. “O cuidado com prevenção de incêndio, a gente sempre está cobrando dos industriários, comerciários, de quem faz serviço, mas é por um bom motivo justamente para evitar esse tipo de tragédia. Então, nós temos um papel na comunidade e esse é o ruim que a gente já está trabalhando no incêndio. O ideal é quando a gente consegue evitar o incêndio e trabalhar na prevenção. Fica a deixa para toda a região que vendo esses exemplos de como o incêndio é rápido, destrutivo e como é difícil de combater depois de eclodido. Fica a deixa para que se busque a prevenção, precaução sobre incêndios. Isso é um mecanismo, trabalho de engenheiros, trabalho de técnico de segurança, bombeiro fazendo trabalho de prevenção quando possível”.
Equipes da Polícia Militar e Guarda Municipal prestaram atendimento e isolaram o local para que o Corpo de Bombeiros pudesse realizar o trabalho de combate ao incêndio. Sensibilizados com o incidente, moradores de casas e prédios vizinhos ajudaram a retirar móveis e mercadorias de comerciantes que possuem estabelecimentos na área ao redor do Centro de Eventos.
Vídeos abaixo


Assista outro vídeo aqui.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.