quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

50 mil pessoas são esperadas em atos pró-Lula em Porto Alegre



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO GAÚCHA Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)


A uma semana do julgamento que selará o destino do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Frente Brasil Popular — organização formada majoritariamente por movimentos sociais e partidos de esquerda — anunciou nesta quarta-feira (17), em Porto Alegre, a expectativa de reunir 50 mil pessoas em atos pró-Lula na Capital. A mobilização terá início na segunda-feira (22) e se estenderá até o dia 24, com vigília durante a sessão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Há a expectativa de que o ex-presidente venha a Porto Alegre para participar de pelo menos uma das atividades, no fim da tarde de terça-feira (23). A intenção é promover uma marcha pelo Centro, culminando com ato político e cultural.
— O nosso desejo é de que Lula venha. Estamos em negociação. Sabemos que ele quer estar aqui, mas isso passa por um debate político — disse o vice-presidente do PT no Rio Grande do Sul, Carlos Pestana.
Pelo menos 225 ônibus têm presença confirmada, segundo a Frente Brasil Popular. Deles, 150 são esperados do Interior, dois do Uruguai, um da Argentina e o restante de outros Estados, em especial Santa Catarina e Paraná. 
Além de detalhar os eventos programados, os integrantes da entidade destacaram, durante entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, a preocupação em evitar confrontos. Conforme Abgail Pereira, da direção do PC do B, a militância está sendo orientada a "não aceitar provocações".
— Não estamos chamando para a guerra. Sabemos que vai ter muita gente em Porto Alegre e que, se acontecer algum incidente, vai dominar as manchetes. Não queremos isso —afirmou Abgail.
Conforme Pestana, será "um enorme ato pacífico e ordeiro". Para isso, o grupo organizador já se reuniu com representantes da Secretaria da Segurança Pública com a intenção de definir detalhes da programação. Dois pontos que devem ser definidos nos próximos dias são as áreas que poderão ser utilizadas para acampamento e vigília. 
— Não nos interessa qualquer tipo de conflito. O conflito interessa aos outros, que não querem que esses atos ocorram — ressaltou Pestana.
Programação
Confira os atos pró-Lula previstos para Porto Alegre na próxima semana:
22 de janeiro (segunda-feira)
10h
Seminário Internacional pela Democracia
Local: auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi), na Rua Coronel Fernando Machado, nº 820, Centro
18h
Ato de juristas e intelectuais em defesa da democracia. Nomes confirmados incluem Celso Amorim (ex-ministro da Defesa) e Eugênio Aragão (ex-ministro da Justiça).
Local: auditório da Fetrafi 
23 de janeiro (terça-feira)
9h
Mulheres pela democracia e e pelo direto de Lula ser candidato. Nomes confirmados incluem a ex-presidente Dilma Rousseff e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Local: Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa
14h
Ação global anti-Davos - Contra o ataque neoliberal, promovida pelo comitê local do Fórum Social Mundial.
Local: Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa
16h
Concentração para marcha e ato político cultural. Caminhada até o Acampamento da Resistência, cujo local está sendo negociado com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Lula é esperado, mas a presença não está confirmada.
Local: Esquina Democrática, no Centro (ponto de partida)
Noite
Início da vigília para o julgamento, junto ao TRF4 ou o mais próximo possível.
 24 de janeiro (quarta-feira), dia do julgamento
Todo o dia
Vigília e ato público junto ao TRF4 ou o mais próximo possível do tribunal.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.