quarta-feira, 28 de junho de 2017

Cientistas detectam pela terceira vez ondas gravitacionais previstas por Einstein



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação


Cientistas detectaram pela terceira vez ondulações no espaço causadas por buracos negros que se chocaram a bilhões de anos-luz da Terra, uma descoberta que confirma uma nova técnica de observação de eventos cataclísmicos no universo, como revelou uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (1º).
Estas vibrações, conhecidas como ondas gravitacionais, foram previstas por Albert Einstein mais de 100 anos atrás e foram detectadas pela primeira vez em setembro de 2015. Elas são desencadeadas por objetos celestiais gigantescos que se chocam e se fundem, provocando ondulações no espaço e no tempo.
A detecção mais recente ocorreu em 4 de janeiro de 2017. Fachos de laser gêmeos usados nos Estados norte-americanos de Louisiana e Washington captaram as vibrações sutis de dois buracos negros que eram respectivamente 20 e 30 vezes mais maciços que o sol antes de eles girarem na direção um do outro e se fundirem em um buraco negro maior.
A descoberta representa um divisor de águas no campo nascente da astronomia de ondas gravitacionais, que cientistas estão desenvolvendo para aprender mais sobre como o universo foi formado. A primeira detecção de ondas gravitacionais causou sensação no meio científico.
"Realmente estamos indo da novidade para uma nova ciência observacional", disse David Shoemaker, astrofísico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Uma equipe de mais de mil cientistas publicou suas descobertas na edição desta semana do periódico científico "Physical Review Letters".
Comparando a forma das ondas com modelos de computador, os cientistas confirmaram que a colisão aconteceu a cerca de 3 bilhões de anos-luz da Terra, duas vezes mais longe do que as detecções anteriores. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.