quinta-feira, 11 de maio de 2017

Pais de brasileiro curado por milagre de Pastorinhos de Fátima relatam alegria por canonização



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC Imagem: Divulgação


Os pais do menino cuja cura foi atribuída a um milagre dos Pastorinhos de Fátima, os irmãos Francisco e Jacinta Marto, falaram nesta quinta-feira (11) sobre a alegria pela canonização dos beatos. João Batista e Lucia Yurie, moradores de Juranda, no centro-oeste do Paraná, estão na cidade de Fátima, em Portugal, e relataram a recuperação do filho Lucas, de 9 anos, após um traumatismo craniano.
Francisco e Jacinta serão canonizados pelo Papa Francisco durante uma missa neste sábado (13), junto a peregrinação pelo centenário de Fátima, em Portugal.
Veja no fim da reportagem o testemunho completo do pai.
O milagre da cura de Lucas foi reconhecido em 23 de março de 2017 e o Para Francisco anunciou a cerimônia de canonização em 20 de abril. Os beatos serão os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica, segundo a página do Santuário.
Além da cerimônia de canonização dos Pastorinhos, o Francisco também participa das comemorações do Centenário das Aparições de Fátima.
Durante o testemunho, os pais dirigiram os agradecimentos a Francisco e Jacinta, aos profissionais de saúde que trabalharam na recuperação de Lucas, à Postulação da Canonização dos dois beatos e ao Santuário de Fátima.
De acordo com Batista, o menino caiu de uma janela com 6,5 metros, quando tinha cinco anos. Com a queda, ele bateu a cabeça no chão e sofreu um traumatismo craniano, com perda de tecido cerebral. Lucas foi internado em estado grave e sofreu duas paradas cardíacas. Os médicos deram poucas esperanças de sobrevivência.
Conforme relato do pai, a família começou a rezar a Jesus e a Nossa Senhora de Fátima, a quem tem muita devoção. No dia seguinte ao acidente, eles ligaram para o Carmelo de Campo Mourão, também na região centro-oeste do Paraná, pedindo orações para Lucas.
Na primeira ligação, a irmã que recebeu o telefonema não passou o recado, pensando que a criança não sobreviveria. A mensagem só foi transmitida à comunidade no dia seguinte. 
“Uma irmã correu para as relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta, que estavam junto do Sacrário e sentiu esse impulso de oração: “Pastorinhos, salvem esse menino, que é uma criança como vocês”. Conseguiu convencer toda a comunidade do Carmelo a rezar apenas com a intercessão dos Pastorinhos”, diz o relato do pai.
Em 9 de março, Lucas já apresentou melhoras, acordando bem e lúcido, perguntando pela irmã. Em 11 de março saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e no dia 15 do mesmo mês teve alta.
Ainda de acordo com Batista, a criança não teve nenhuma sequela.
Pastorinhos de Fátima
Francisco e Jacinta Marto eram irmãos, nasceram em Aljustrel e foram batizados na paróquia de Fátima, em Portugal. Ele nasceu em 11 de junho de 1908 e ela em 05 de março de 1910. Os dois acompanhavam a prima Lúcia, um ano mais velha que Francisco, também Pastorinha de Fátima.
Os três afirmaram ter visto um anjo por três vezes, em 1916, que os convidou à adoração de Deus. Entre maio e outubro de 1917, eles afirmaram ter visto seis aparições de Nossa Senhora.
Francisco morreu aos 10 anos e Jacinta aos 9 anos. A prima deles, Lúcia, morreu em 2005, aos 97 anos. 
Leia a íntegra do testemunho do pai de Lucas:
Boa tarde a todos
Meu nome é João Batista. Esta é a minha esposa, Lucila Yurie. Estamos aqui para dividir asinformações sobre o caso do Lucas.
No dia 3 de março de 2013, por volta das 20.00 horas, o nosso filho Lucas, que estava brincando com a sua irmãzinha Eduarda, caiu de uma janela, de uma altura de aproximadamente 6.50 metros. Na época, ele tinha 5 anos.
Bateu com a cabeça no chão e fez um traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral no lóbulo frontal esquerdo.
Foi assistido na nossa cidade, em Juranda, e dada a gravidade do seu quadro clínico, ele foi transferido para o hospital de Campo Mourão, no Paraná.
O percurso demorou por volta de uma hora.
Chegou em coma muito grave. Teve duas paragens cardíacas enquanto era anestesiado para a cirurgia e foi operado de urgência. Os médicos diziam que ele tinha poucas probabilidades de sobreviver.
Começamos a rezar a Jesus e a Nossa Senhora de Fátima, a quem temos muita devoção. No dia seguinte ligamos para o Carmelo de Campo Mourão, pedindo que as irmãs rezassem pelo Lucas. A irmã que recebeu o telefonema, ela não passou o recado porque ela sentiu que o Lucas não ia aguentar. Então ela fez apenas uma oração para confortar a gente.
Os dias passavam e o Lucas estava piorando. O quadro dele não evoluía. No dia 6 de março os médicos pensaram na transferência para um hospital maior, uma vez que nem havia os cuidados necessários para a sua idade. Disseram-nos que as possibilidades de o menino sobreviver eram baixas e que se sobrevivesse teria uma recuperação muito demorada, ficando certamente com graves deficiências cognitivas ou mesmo em estado vegetativo.
No dia 7 voltamos a ligar para o Carmelo. Nesse dia, a irmã transmitiu o recado à comunidade. Uma irmã correu para as relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta, que estavam junto do Sacrário, e sentiu esse impulso no coração. E disse: “Pastorinhos, salvem esse menino, que é uma criança como vocês”. Conseguiu convencer toda a comunidade do Carmelo a rezar com ela apenas a intercessão dos Pastorinhos.
Assim fizeram. Da mesma forma como todos nós, na família, começamos a rezar aos Pastorinhos e, dois dias depois, no dia 9 de março o Lucas foi desentubado e acordou bem, lúcido, e começou a falar, perguntado pela sua irmãzinha. No dia 11 de março saiu da UTI e dia 15 ele teve alta.
Está completamente bem, sem nenhum sintoma ou sequela. O que o Lucas era antes do acidente ele o é agora: sua inteligência, seu caráter, é tudo igual.
Os médicos, incluindo alguns não crentes, disseram não ter explicação para essa recuperação.
Eu queria aqui agradecer aos profissionais de saúde que acompanharam o caso do Lucas, bem como à Postulação de Francisco e Jacinta Marto, na pessoa da Irmã Ângela, por todo o cuidado que prestaram durante todo esse processo até à canonização.
Agradecemos também ao Santuário de Fátima, na pessoa do padre Carlos Cabecinhas. No entanto, não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que rezaram pelo Lucas.
Damos graças a Deus pela cura do Lucas e sabemos com toda a fé do nosso coração, que foi obtido este milagre pelos Pastorinhos Francisco e Jacinta.
Sentimos uma imensa alegria por ser este o milagre que os levou à canonização, mas sobretudo sentimos a bênção da amizade dessas duas crianças, que ajudaram o nosso menino e agora ajudam a nossa família.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.