quarta-feira, 15 de março de 2017

Temer diz que reforma da Previdência 'não vai tirar direito de ninguém'



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Beto Barata


O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (15) que a reforma da Previdência proposta pelo governo e em tramitação no Congresso vai evitar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre em "colapso". Segundo ele, se aprovada, a reforma "não vai tirar direito de ninguém."
"Nós apresentamos um caminho para salvar a Previdência do colapso, para salvar os benefícios dos aposentados de hoje e dos jovens que se aposentarão amanhã. Isso, parece ser coisa 'será que é para tirar direitos de pessoas?. Em primeiro lugar, não vai tirar direito de ninguém. Quem tem direito já adquirido, ainda que esteja no trabalho, não vai perder nada do que tem", disse Temer durante evento do Sebrae, em Brasília.
Nesta quarta, várias cidades do país registraram protestos contra a reforma da Previdência. Em São Paulo, e na região metropolitana da capital paulista, por exemplo, ônibus e metrô pararam no início da manhã (a circulação voltou parcialmente por volta das 8h30). O metrô funciona parcialmente ao longo do dia, e rodovias foram bloqueadas.
Entre as medidas propostas pelo projeto de reforma está a criação de idade mínima de aposentadoria de 65 anos, para homens e mulheres, e a exigência de que os trabalhadores contribuam por 49 para terem direito ao benefício integral pelo INSS.
Medidas 'populares'
O presidente admitiu que poderá haver uma ou outra adaptação no texto enviado pelo governo ao Congresso, mas defendeu que não seja feita uma reforma modesta agora porque isso exigiria a adoção de medidas mais drásticas no futuro.
Temer citou que, se a reforma aprovada for branda, em quatro ou cinco anos o Brasil terá que fazer cortes de gastos muito maiores, a exemplo de países como Portugal, Grécia e Espanha.
"Ou fazemos uma reformulação da Previdência agora – é claro, poderá haver uma ou outra adaptação, o Congresso é que está cuidando disso –, mas não podemos fazer uma coisa modestíssima agora para daqui há quatro ou cinco anos termos que fazer como Portugal, Espanha, Grécia ou outros países, que tiveram que fazer um corte muito maior porque não preveniram o futuro", disse. 
Temer citou o exemplo da Previdência do Rio de Janeiro que, segundo ele, levou o estado a uma situação fiscal dramática. De acordo com o presidente, sem a reforma o governo federal terá que adotar "restrição absoluta" por conta das dificuldades financeiras e do aumento do rombo do INSS.
O presidente destacou que a Lei de Responsabilidade Fiscal a União está proibida de fazer empréstimo e dar auxilio sem contrapartida dos estados.
Temer afirmou que o seu governo tem feito medidas populares e não populistas e que, apesar de não ter aprovação imediata, elas terão reconhecimento posterior.
"As medidas populistas começam cheias de aplausos, para logo depois se relevarem um desastre absoluto. As medidas populares não têm aplausos imediatos, mas têm o reconhecimento posterior", disse.
Desemprego
O presidente disse ainda que espera que haja uma redução significativa do desemprego no país, principalmente a partir do último trimestre do ano.
"O mercado vem dando notícias nessa direção", afirmou Temer durante evento de lançamento do programa Senhor Orientador.
O programa do Sebrae em parceria com o Banco do Brasil contratou 310 bancários aposentados para dar orientação de crédito a pequenos empresários. Os consultores contratados têm mais de 60 anos.
Durante o evento, Temer disse que aceitaria a sugestão do presidente do Sebrae, Guilherme Afif, de estudar um programa para incentivar a contratação de trabalhadores com mais de 60 anos.
Grau de investimento
Durante sua apresentação, Temer afirmou que a inflação e o risco país estão caindo, que a produção industrial mostra sinais de recuperação.
"Às vezes esquecemos que perdemos o grau de investimento há tempos atrás. Estávamos a 570 pontos, o risco Brasil, hoje estamos a 270 pontos. Mais um pouquinho e voltamos a obter o grau de investimento", disse. 
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
 
Reforma da Previdência: pensões por morte podem ficar menores do que o salário mínimo.

Temer defende idade mínima para aposentadoria como "coisa universal".

Reforma da Previdência: pensões por morte podem ficar menores do que o salário mínimo.

Trabalhadores rurais protestam contra mudanças na previdência.

Temer diz que quer ser lembrado por serviço prestado ao País.

MBL propõe renda básica de R$ 500 para brasileiros acima de 65 anos.

Professores e funcionários das escolas municipais protestam contra a reforma da previdência.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.