segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Voto 'secreto' de deputado em Rodrigo Maia foi gravado em vídeo



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: FOLHA DE S PAULO Imagem: Alan Marques (Folhapress)

A votação secreta que reelegeu Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara nesta quinta-feira (2) não foi tão secreta assim.A Folha flagrou o deputado Aliel Machado (Rede-PR) mostrando a Maia, no plenário da Câmara, um vídeo em seu celular que mostra um parlamentar dentro da cabine reservada votando na reeleição do presidente da Câmara.
A votação foi realizada em 14 cabines instaladas no lado direito do plenário. Policiais legislativos faziam a segurança na entrada. Cada deputado entrava na cabine, que é fechada por uma cortina preta. Lá dentro há um tela sensível ao toque, onde é realizada a votação.
Como os parlamentares podem entrar com celulares e câmeras se quiserem, nada impede que registrem em fotos e vídeos os candidatos em quem votaram.
Essa é, justamente, uma crítica antiga a esse sistema de votação. Em tese, na Câmara dos Deputados em votações secretas podem-se reproduzir antigas práticas de compra de votos eleitoral. A lógica dessa manobra consiste na necessidade de que o vendedor do voto mostre ao comprador uma prova de que cumpriu a sua parte no acordo.
Aliel disse que votou no candidato de oposição Andre Figueiredo (PDT-CE) e que não é o parlamentar do vídeo.
Ele afirmou que recebeu o vídeo em um grupo de WhatsApp, ao qual foi incluído à sua revelia, denominado "#foraMaia". Esse grupo seria composto por outros parlamentares.
Aliel afirma que apagou o vídeo após mostrar para Maia. Segundo ele, o presidente da Câmara demonstrou surpresa. O deputado da Rede afirmou ainda que tentaria recuperar o vídeo e o enviaria à Folha.
Rodrigo Maia minimizou o fato. "Não acho nada. Não fui eu que gravei. Para vocês, que defendem a transparência, deve ser bom", se limitou a dizer, por meio meio de mensagem de texto.

MATÉRIA RELACIONADA:
Maia é reeleito para presidência e defende "Câmara reformista".

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.