quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Moro aceita presidente Michel Temer como testemunha de Cunha



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANÁ PORTAL Imagem: Divulgação

O juiz federal Sérgio Moro aceitou a indicação do presidente Michel Temer como testemunha de defesa do ex-deputado Eduardo Cunha. O juiz determinou, nesta segunda-feira (07), que o presidente seja comunicado da convocação e pede que ele se manifeste se quer ser ouvido em audiência ou por escrito, como permite o Código de Processo Penal.
De acordo com despacho, Moro solicita que a resposta seja dada em um prazo de cinco dias, já que há acusado preso. 
Lula intimado

No documento, o juiz ainda solicitou que a Justiça Federal de São Bernardo do Campo, em São Paulo, expeça uma carta precatória intimando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a depor por videoconferência. Lula também foi indicado como testemunha de defesa de Eduardo Cunha.
A data da oitiva ainda não foi marcada. O prazo para a intimação é de trinta dias. No mesmo despacho, Moro marcou os primeiros depoimentos das testemunhas de acusação e de defesa indicadas no processo. No dia 18 de novembro serão interrogados o delator da Lava Jato, Eduardo Costa Vaz Musa e o auditor da Petrobras, Rafael de Castro da Silva, que foram apontados como testemunhas do Ministério Público Federal.
Já no dia 22 começam a depor as testemunhas de defesa. Nesta data prestam depoimento quatro pessoas: o empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e o lobista Hamylton Pinheiro Padilha. Em defesa prévia, Cunha listou o nome de 22 pessoas para deporem em seu favor.
Além do presidente Michel Temer e do ex-presidente Lula, ainda aparecem na lista o ex-ministro do Turismo e de Governo Henrique Alves (PMDB-RN), e o ex-deputado João Paulo Cunha (PT).
O ex-presidente da Câmara foi preso no dia 19 de outubro, em Brasília, por determinação do juiz Sérgio Moro e desde então permanece detido na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Cassado no mês de setembro, ele responde a dois processos criminais na primeira instância. O político é acusado de receber propinas em contrato de exploração de Petróleo na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.
Os advogados do ex-parlamentar têm negado as acusações, tanto que pediram que a denúncia seja rejeitada. Eles criticam o Ministério Público Federal dizendo que os procuradores ainda não explicaram qual a participação de Eduardo Cunha no esquema descoberto na Petrobras. Segundo as investigações, Cunha teria recebido o equivalente a R$ 2,4 milhões por atuar na aquisição, pela estatal, de um campo de petróleo na República do Benin, em 2011. O ex-deputado também é acusado de receber pelo menos U$ 5 milhões por desvio de recursos em contratos da Petrobras na compra de navios-sonda.
MATÉRIAS RELACIOANDAS: 
Patrimônio de esposa de Cunha cresceu 150% em seis anos, aponta Receita Federal. 
Temer e Cunha se reuniram secretamente no Palácio do Jaburu.





Sessão para cassar Cunha é suspensa por falta de quórum.

Câmara cassa mandato de Eduardo Cunha por 450 votos a 10.

Cunha responsabiliza governo Temer pela perda do mandato na Câmara.

Eduardo Cunha deixa pistas que levam ao homem-forte do governo Temer. Elas serão seguidas?

Cunha reage e diz que Renan também pode ser alvo de 'tempestade'.

Eduardo Cunha é xingado e agredido por mulher em aeroporto do Rio.

STF libera para Moro ação contra Cunha sobre contas na Suíça.

Moro recebe ação penal do STF, e Cunha vira réu da Lava Jato no PR.

Eduardo Cunha é preso em Brasília por decisão de Sérgio Moro.

Eduardo Cunha chega a Curitiba e é levado à sede da Polícia Federal.

Eduardo Cunha diz que prisão é 'absurda' e 'sem nenhuma motivação'.

Moro bloqueia carros de luxo de mulher e de filha de Cunha.

Correta ou injustificada? Prisão de Cunha é vista com desconfiança por juristas.

Marmita e banho de sol separado; saiba a rotina de Cunha na cela em Curitiba.

Eduardo Cunha chama Temer e Lula como testemunhas de defesa.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.