quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Confira como um inglês protestou para tampar os buracos na rua



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Divulgação


Um inglês conhecido apenas pela alcunha Wansky tem causado rebuliço na região de Manchester. Indignado com os buracos de rua, ele resolveu protestar, só que de um jeito diferente: Wansky resolveu "agregar" desenhos de pênis aos buracos para forçar que a cidade conserte os estragos.
Tudo começou em abril do ano passado, quando ele criou um perfil no Facebook para postar suas obras. Logo angariou apoio de diversas pessoas na internet, de Manchester e outros lugares do mundo, que se identificaram com o problema urbano tão recorrente e aprovaram a forma de protesto.
Depois, em entrevista ao "Independent", Wansky disse estar desconfiado de que o conselho municipal estava deliberadamente deixando de arrumar os buracos por causa dos desenhos, e interrompeu seus trabalhos. Mas agora ele retomou a atividade de desenhar pênis e outras variantes ditas obscenas para cobrar do poder público o conserto.
Os políticos não gostaram. Rishi Shori, membro do conselho de Bury, na Grande Manchester, disse que "rabiscar obscenidades na rua, muitas vezes perto de escolas", não é a melhor maneira de protestar. "Custa mais dinheiro aos cidadãos que pagam seus impostos, pois temos que limpar o grafite, e não significa necessariamente que arrumaremos o buraco imediatamente", disse Shori ao "Manchester Evening News".
Wansky não concorda. Em um manifesto em seu site, ele diz que o instrumento usado para desenhar não é permanente. "É um marcador com base em giz, do mesmo tipo que o conselho usa para fazer reparos."
"Buracos de rua são perigosos. Não apenas danificam os veículos ou causam acidentes, mas também machucam ciclistas e são um perigo para pedestres. Eu destaco os buracos perigosos transformando-os em arte temporária, tornando-os mais visíveis e induzindo o conselho a consertá-los."
Ele também rejeita a acusação de que sua arte é ofensiva. "Eu sou um artista qualificado, e o corpo nu e sua anatomia são lugares comuns na arte. Os desenhos em si são cartoons, não fotos. A arte deve provocar uma reação, e essas peças fazem isso, geralmente de forma positiva", escreve Wansky, que encerra com a frase "se não houvesse buracos de rua, eu não desenharia".

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.