sexta-feira, 17 de junho de 2016

Morre Rubén Aguirre, intérprete do Professor Girafales, aos 82 anos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Divulgação


Morreu, aos 82 anos, o ator Ruben Aguirre, conhecido por ter interpretado o Professor Girafales no seriado "Chaves". A notícia foi informada por Edgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga, e confirmada pela filha de Aguirre, Verónica Aguirre, na manhã desta sexta-feira (17). Segundo Veronica, o ator morreu nesta madrugada por complicações de uma pneumonia.
"É verdade que ele não está mais conosco. Lamentavelmente, morreu às 4h10 [no horário local] desta manhã por complicações de uma pneumonia", disse ela para o canal BBC.  "Ele já estava em casa. Esteve em maio no hospital porque seu estado era delicado, mas já havia saído. Ele viveu muito feliz aqui [em Puerto Vallarta] em seus últimos anos", afirmou Veronica. O corpo será levado a Puerto Vallarta, no México, onde acontecerá o enterro.
Amigo de Aguirre, Vivar usou sua conta do Twitter para anunciar a morte do ator. "Meu professor favorito descansa em paz. Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta", escreveu. Ele ainda mostrou na rede social a última foto que tirou ao lado do amigo
Com a voz embargada, Vivar gravou um áudio divulgado pelo telejornal "SP no Ar", da Record. Ele se referiu a Aguirre como "o professor mais querido do mundo". "Infelizmente, hoje nosso querido professor foi chamado por Deus. Está junto com Roberto Bolaños. Obrigado ao Brasil e pelo carinho que sempre nos brindam. Vamos celebrar a vida", disse o ator.
Carlos Villagran, intérprete do Quico no "Chaves", fez sua última homenagem. "Nosso querido professor se foi, nossa querida vizinhança está se reunindo no céu. Que em paz descanse meu querido Rubén Aguirre, meu professor favorito", escreveu no Facebook. Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, também se despediu de Aguirre e manifestou seu apoio à família dele. 
Aguirre tinha diabetes, controlada com medicamentos, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna. Com problemas para respirar, o ator foi levado ao hospital de Puerto Vallarta, Jalisco, segundo informou sua filha, em 14 de maio. Ele ficou 11 dias internado. "Agora ele se encontra estável. Permanece em casa, sendo medicado com antibiótico. Mas não é nada grave que coloque sua vida em risco", afirmou Verónica no dia 6 deste mês ao jornal argentino "El Clarin". "Os médicos disseram que seu ritmo ficará mais lento e que descansará, mas não demais", falou.
No final de 2007, o ator e sua mulher, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Ele teve de abandonar os palcos e usa cadeira de rodas. Já Consuelo perdeu uma das pernas e precisou passar por quatro cirurgias.
Em junho, Aguirre publicou uma carta pedindo para a ANDA (Asociación Nacional de Actores) custear seus tratamentos médicos. Com título "E agora, quem poderá me defender?", uma referência ao personagem Chapolin, Rubén revelou que há dez anos luta pelo direito de ter assistência médica, já que sempre contribuiu com as cotas estabelecidas pela associação. "Minhas forças se acabaram", assumiu o ator mexicano que também explicou o motivo do texto nas redes sociais.
Em agosto de 2014, o  ator foi internado na capital do México com quadro de desidratação e anemia, mas ele tomava medicamentos havia pelo menos duas décadas para controlar doenças renais e diabetes
Com idade avançada e problemas de saúde, Aguirre tinha sido recomendado por médicos para viver ao nível do mar. Por causa disso, não ia à capital, Cidade do México, a 2.250 m de altitude, e nem viajava longas distâncias, o que o impedia de vir ao Brasil com frequência.
Carreira
Aguirre nasceu em Coahuila, México, em 15 de junho de 1934. Ele atuou em áreas diversas, estando também à frente e atrás das câmeras: foi locutor de rádio e televisão, narrador de touradas, ventríloco, ator e diretor de TV.
Começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, no final da década de 60 no programa "El Ciudadano Gómez". Também atuou ao lado do criador da famosa série mexicana em séries como "Chespirito" e "Chapolin".
Como o personagem Girafales, do "Chaves", conheceu o sucesso internacional. Na série, interpretava o professor apaixonado pela dona Florinda e que sempre ficava nervoso com o menino Chaves.
Também fez filmes, como  "El Chanfle", "El Chanfle 2", "Charrito". Após o fim do seriado "Chaves", produziu, em 1994, o programa "Aqui esta la Chilindrina", com a personagem Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de Las Nieves. Com o término do "Chaves", que em seus últimos anos fazia parte do programa "Chesperito", Aguirre passou a se dedicar ao circo, que trazia o nome de seu mais famoso personagem: "El Circo del Professor Jirafales".
Em sua biografia, "Después de usted", publicada em 2015, Aguirre contou o início de sua trajetória na televisão, o nascimento do personagem Girafales, as brigas pelos direitos dos personagens do "Chaves", entre outras memórias. O epílogo da obra dedicou ao amigo Bolaños, que morreu em novembro de 2014. 
Personagem favorito
Com sua estatura de 1,90, se preocupava em atender a todos os fãs que se aproximavam dele para pedirem autógrafos e fotos. 
Apesar de Girafales ter sido o seu personagem mais conhecido na América Latina, não era o seu favorito. O que ele mais gostava era Lucas Tañeda, do programa "Los chifladitos".
Quando se reunia com Bolaños, costumava cumprimentar o amigo com a mesma frase de Tañeda: "Sabia que as pessoas continuam dizendo que você e eu estamos loucos?".
No Brasil, famosos lamentam
Personalidades como Tatá Werneck, Sonia Abrão e Luiz Bacci lamentaram a morte de Ruben Aguirre. 
A atriz e humorista Tata Werneck fez sua homenagem no Twitter. "Professor Girafales. Que não deixou de ser meu professor também...serei fã para sempre!", escreveu ela.
O apresentador Luiz Bacci também fez seu registro. "Descanse em paz, Professor Girafales", escreveu no Instagram. "Eterno Professor Girafales ... Descanse em Paz", disse Luis Ricardo. Sonia Abrão publicou um desenho de dona Florinda com o professor Girafales. "A gente nunca vai esquecer", falou a apresentadora da RedeTV!.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.