terça-feira, 21 de junho de 2016

Conta de luz residencial da Copel vai baixar 14,3%



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TRIBUNA DO PARANÁ Imagem: Divulgação


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 21, uma redução de 12,87% nas tarifas da Copel. Para consumidores conectados à alta tensão, a queda será de 11,61%, e para a baixa tensão haverá uma diminuição média de 13,83%. Para os consumidores residenciais, a fatura ficará 14,3% mais barata. As novas tarifas vigoram a partir desta sexta-feira, 24 de junho.
O reajuste diz respeito ao quarto ciclo de revisão tarifária periódica, processo realizado pela Aneel de quatro em quatro anos com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.
O principal motivo dessa redução são itens financeiros, explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Em 2014, o governo do Paraná, acionista majoritário da companhia, pediu autorização da agência para aplicar um reajuste de 24,86%, bem menor do que o calculado pela Aneel, que era de 35,05%.
No ano seguinte, em 2015, a Copel voltou atrás e pediu autorização para repassar os valores diferidos. O reajuste aprovado pela Aneel, e integralmente aplicado, foi de 15,32%, dos quais 11,84 pontos porcentuais estavam relacionados ao valor represado em 2014.
Publicidade
Nos últimos 12 meses, a tarifa dos consumidores da Copel, portanto, incorporou todo o reajuste do ano anterior, mais parte do valor represado de 2014. Agora, esse efeito financeiro finalmente será retirado das tarifas. A Copel atende a 4,4 milhões de consumidores no Paraná.
CFLO
Outra aprovação da Aneel foi uma redução de 16,48% nas tarifas da Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO), que atende a 54 mil consumidores de Guarapuava (PR). Para consumidores conectados em alta tensão, a queda será de 20,09%, e para a baixa tensão, haverá uma diminuição de 13,84%. As novas tarifas vigoram a partir de 29 de junho.
O reajuste diz respeito ao quarto ciclo de revisão tarifária periódica, processo realizado pela Aneel de quatro em quatro anos com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A CFLO é suprida pela Copel, por isso houve queda expressiva em suas tarifas, que também teve redução tarifária.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.