sábado, 10 de outubro de 2015

FOTOS - Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) - Divulgação


Todos os anos, milhões de romeiros vão até a cidade de Aparecida visitar um dos maiores templos católico do mundo: o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, considerado a 'casa' da padroeira do Brasil. Localizado a 188km de São Paulo, ele recebe visitantes vindos de todo o país, além do exterior, que procuram o local para orar pela santa, cuja imagem fica exposta em um retábulo de 37 metros de altura no interior da Basílica.
Lá, são realizadas celebrações eucarísticas que chegam a reunir 30 mil devotos em torno do altar central. Já nas celebrações externas, a capacidade é para 300 mil. Receber tantos peregrinos é possível apenas porque o local possui um dos maiores estacionamentos da América Latina, com 285 mil metros quadrados de extensão e capacidade para dois mil ônibus e três mil carros de passeio, além de receber motos, bicicletas e motorhomes.
Às vésperas do feriado de 12 de outubro, considerado o dia oficial dela no país, o UOL Viagem separou alguns fatos e curiosidades sobre a cidade paulista. Confira!
Primeiro milagre
Tudo começou no longínquo ano de 1717, quando a população de Guaratinguetá (SP) precisou organizar uma festa para receber a comitiva do governador da capitania. Mesmo não sendo um período propício, três pescadores foram para o rio Paraíba do Sul atrás de peixes com o intuito de servir os ilustres visitantes. Após diversas tentativas, todas sem sucesso, eles oraram pedindo ajuda para a mãe de Deus e, logo, a rede de pesca voltou com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição quebrada. A cabeça apareceu na tentativa seguinte, quando a rede foi jogada em outro ponto, e se encaixou perfeitamente no corpo da estátua. Então, milagrosamente, os peixes passaram a surgir de forma abundante.
Bênçãos e mais bênçãos
Após o episódio do barco, a imagem passou 15 anos na casa de um dos pescadores, Filipe Pedroso. Ali, os amigos e vizinhos se encontravam para rezar e agradecer as graças alcançadas com a ajuda da virgem 'aparecida'. E elas começavam a se multiplicar: velas apagavam e acendiam de repente durante as novenas, um escravo acabou liberto após suas correntes se quebrarem enquanto ele rezava para Nossa Senhora e um cavaleiro, que passava pela região e zombou da fé dos romeiros tentando entrar com o cavalo na igreja para destruir a imagem, teve as patas do animal presas na escadaria.
Marca da ferradura:
Primeira vez que menina enxergou:
Escravo liberto de suas correntes:
Mais espaço
Como a quantidade de pessoas visitando a imagem aumentava cada vez mais, deu-se início a construção da igreja que hoje é conhecida popularmente como a Basílica Velha (foto), inaugurada em 24 de julho de 1888. O local, construído no estilo barroco, foi tombado em 8 de abril de 1982, por seu valor histórico, religioso e arquitetônico. Atualmente, diversos fiéis costumam pagar promessa andando de joelhos pela Passarela da Fé, trajeto que liga a nova matriz com a antiga e mede 389m.
"200 pedaços"
No dia 16 de maio de 1978, um rapaz de 19 anos, chamado Rogério Marcos de Oliveira, quebrou o vidro do local em que se encontrava a verdadeira imagem de Nossa Senhora Aparecida, na Basílica Velha, e tentou levá-la. Na fuga, ela foi ao chão, se despedaçando em cerca de 200 pedaços. As peças foram levadas para o Masp (Museu de Arte de São Paulo) e a artista plástica Maria Helena Chartuni, ex-diretora da instituição, restaurou tudo em 33 dias. No entanto, o antigo reitor do Santuário, padre Izidro, não gostou do resultado - ele queria que a estátua ficasse mais clara - e 'sequestrou' a santa, clareando-a com tinta para carro, o que exigiu uma nova restauração.  
Recorde
O maior movimento em um feriado da Padroeira foi em 1996, com 215 mil romeiros. Atualmente, o Santuário Nacional acolhe cerca de 150 mil fiéis no dia 12 de outubro. Para 2015, a previsão do Santuário é receber 160 mil devotos. Durante os dias da Novena e Festa da Padroeira, há uma programação diferenciada. No dia 12, são celebradas, além da missa normal, outra para as crianças e há uma procissão solene, entre as atividades no decorrer da comemoração.
Via Sacra:
Separada da cidade pela Via Dutra, é o ponto turístico religioso onde acontece, todas sexta-feira da Quaresma, a tradicional Via Sacra. O local foi totalmente reestruturado para atender os visitantes. No local possui as 14 estações da Via Sacra, em estilo neo-classico, elaboradas em bronze. Com caminho de asfalto, o Morro do Cruzeiro é uma rota de peregrinação, com uma bela vista da cidade. Ao final dos 680m de altitude, o visitante depara-se com uma enorme cruz de metal. Na esplanada posterior, fica o sepulcro com a imagem do cristo morto.
I - Jesus é condenado à morte:
II - Jesus toma sua cruz:
III - Jesus cai pela 1ª vez:
IV - Jesus se encontra com sua mãe:
V- Simão Cireneu ajuda a levar a cruz:
VI - Verônica enxuga a face de Jesus: 
VII - Jesus cai pela 2ª vez:
VIII - Jesus consola as mulheres de Israel:
IX - Jesus cai pela 3ª vez:
X - Jesus é despojado de suas vestes:
XI - Jesus é pregado na cruz:
XII - Jesus morre na cruz:
XIII - Jesus é descido da cruz:
XIV - Jesus é colocado no sepulcro:
A ressureição de Cristo:
As graças recebidas através da Via Sacra:

A cruz visto da cadetral:
O Nicho que foi usado na coroação no dia 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do núncio apostólico, muitos bispos, o presidente da República Rodrigues Alves e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário (Fonte: WIKIPEDIA)

Esta foto mostra a simplicidade do Papa Francisco em sua visita ao Brasil e em Aparecida em 2014:


Confira aqui as fotos de 2013.

Confira aqui as fotos de 2014.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.