quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Confira a nova descoberta da Nasa sobre Plutão



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: OLHAR DIGITAL Imagem: Nasa

A NASA anunciou hoje ter confirmado a presença de água congelada na superfície de Plutão. A confirmação pode ser feita graças a imagens e informações recebidas recentemente da sonda New Horizons, que passou perto do planeta recentemente. Os dados indicam também que o planeta possui um céu azul semelhante ao da Terra.
Água vermelha
Dados coletados pelo equipamento Ralph (um espectrômetro e gerador de imagens) da New Horizons permitiram identificar numerosas pequenas concentrações de água congelada na superfície de Plutão. "Entender porque o gelo aparece onde aparece, e não em outros locais, é um esafio no qual estamos nos focando", disse o pesquisador do Sothwest Research Institute Jason Cook.
Curiosamente, as regiões que mais claramente apresentam água, segundo os dados espectrográficos obtidos pelo Ralph, correspondem a áreas que parecem ser claramente vermelhas em imagens recém-lançadas do planeta (como a abaixo). O motivo dessa coloração do gelo ainda intriga os cientistas.
Céu azul
A cor avermelhada do gelo, no entanto, pode estar relacionada à presença de partículas cinzas ou avermelhadas semelhantes a fuligem que os cientistas chamam de "tholins". Essas partículas são também responsáveis pela aura azul do céu do planeta, visível na primeira imagem.
Os "tholins" ficam na atmosfera do planeta, e apesar de sua cor vermelha ou acinzentada, espalham a luz do sol que chega no planeta com uma coloração azul. O processo é semelhante à forma como moléculas de nitrogênio da atmosfera terrestre fazem com que nosso céu seja azul.
Segundo a equipe científica do projeto, os "tholins" se formam na alta atmosfera do planeta graças à ionização de moléculas de gáses metano e nitrogênio pela luz ultravioleta que chega do sol. Os íons então se combinam formando moléculas maiores, que se combinam com gases voláteis congelados e descem à superfície com essa coloração. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.