quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Gravidez depois dos 40 aumenta risco de diabetes, aborto e parto prematuro



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 Imagem: Divulgação

Não sei se você está sabendo, mas o CFM (Conselho Federal de Medicina) liberou nesta terça-feira (22) a reprodução assistida em mulheres acima dos 50 anos. Agora, o conselho deixou nas mãos dos médicos e dos pacientes os riscos assumidos por uma gestação tardia.

Hoje em dia, as mulheres, especialmente nas grandes cidades, tentam escolher a hora certa de ter um filho (se é que essa hora realmente existe). Porém, elas devem saber que gestação após os 40 anos traz vários perigos, tanto para a mãe, quanto ao bebê.
Eu (Vanessa) ainda não tive filhos, mas já fiz diversas reportagens sobre maternidade, e adoro o assunto, então, conto para vocês  quais são esses riscos. Um dos grandes especialistas em reprodução Carlos Alberta Petta, ginecologista responsável pelo Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês, já me explicou que quanto maior a idade, maior o risco de vários problemas, como aborto, parto prematuro e até diabetes.
— A chance de aborto aos 40 anos é de 25%, já aos 44 anos pode chegar a 50%, pois o aborto também está relacionado às alterações genéticas. Além disso, após os 40 anos, sobe muito a possibilidade de a mãe ter diabetes gestacional e aumento da pressão arterial [pré-eclâmpsia]. Se a mãe tem problemas clínicos, muitas vezes, deve-se também adiantar o parto da criança.
Além disso, a mulher deve estar ciente de que, quanto maior sua idade, maior as chances de o bebê nascer com síndrome de Down (uma das principais alterações genéticas). Aos 30 anos, a incidência da síndrome é de um a cada 1.000 nascidos. Aos 40 anos, é de um para cem nascimentos. E aos 45 anos é de um para cada 50.
De acordo com os especialistas, de uma forma geral, os riscos de a mãe ter problemas na gestação entre 20 anos e 30 anos é de 10%. Já entre 30 e 35 gira em torno de 15% e isso aumenta progressivamente, chegando aos 40 anos com 40%.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.