segunda-feira, 17 de agosto de 2015

UEPG obtém concessão de patente nos Estados Unidos após dois anos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC TV Imagem: Divulgação

Após dois anos, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na região dos Campos Gerais do Paraná, obteve sua primeira concessão de patente internacional nos Estados Unidos. O produto patenteado é à base de grafeno, material 100 vezes mais resistente que o aço, e pode ser utilizado na exploração de pré-sal.
A patente protege a invenção contra o uso indevido por terceiros ou contrafração (produção sem autorização de quem detém a propriedade intelectual), no âmbito nacional ou internacional.
A UEPG já entrou com pedidos de 60 patentes. No Brasil, cada requisição pode levar até 11 anos para ser aprovada. Já no exterior, a liberação é mais rápida; levou em torno de 2 anos entre o depósito e a concessão do produto feito à base de grafeno. Assim que sai a concessão, as empresas interessadas podem usar a pesquisa em escala comercial, que é quando a ideia ganha mercado.
"Com o produto patenteado, a universidade vai auferir, ao longo dos anos, recursos, royalties vindos das pesquisas, que vão ser investidos na modernização da universidade, na manutenção da estrutura e na qualificação dos professores”, explica o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), Ricardo Antônio Ayub.
A pesquisadora Nádia Khaled Zurba, que ajudou a desenvolver o produto, também acredita que a patente, além de trazer uma série de benefícios para os pesquisadores, também beneficia a universidade. “É um modo das pessoas valorizarem aquilo que é o produto da universidade, que é o conhecimento”, afirma.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.