sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Livro Linhas de Prudentópolis será lançado neste sábado



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Chico Guil Imagem: Divulgação

“Bom mesmo é publicar um livro. Como cultivar um fruto daqueles que maduram devagar, e vão aos poucos tomando cor, até quando chega a hora de colher e degustar. Mas publicar um livro é ainda melhor, porque todo o sabor adivinhado será por muitos degustado! E pelos anos afora ainda estará nas prateleiras, nas estantes, nas mãos, ao lado da cabeceira, aguardando para ser aberto e mais uma vez redescoberto”. (Luiz Francisco Guil) 
O livro 
“As Linhas de Prudentópolis” será lançado pela Editora Arte, no dia 8 de agosto, às 15 horas, na Praça de Alimentação da “Festa Nacional do Feijão Preto”, em Prudentópolis-PR. Foi elaborado pelo escritor e historiador Luiz Francisco Guil, que já publicou os livros “Prudentópolis 100 Anos” (2006) e “Irati 100 Anos” (2008), além de livros de contos e poesias. 
Também contribuiu na produção do livro “São Mateus do Sul 100 Anos”. O trabalho de pesquisa estendeu-se por quatro anos, percorrendo as Linhas rurais de Prudentópolis, produzindo fotografias e conversando com os agricultores. Suas histórias compõem a narrativa sobre a formação e a estrutura dos principais povoados do Município. 
O livro também contém a lista completa de todos os colonos que receberam lotes rurais do governo federal no final do século XIX. “O objetivo maior do livro é mostrar ao Brasil e ao mundo o que Prudentópolis tem de melhor”, destaca Luiz Francisco. 
Ele narra o modo de vida rural, aprofundando a pesquisa sobre os costumes dos caboclos e dos imigrantes europeus, com pinceladas sobre a antiga comunidade indígena e a formação da Colônia Prudentópolis. Mas o livro também revela as mais belas e algumas inusitadas paisagens do município, como cachoeiras e grutas, além de flores, pássaros e outros animais. 
Algumas páginas são dedicadas ao histórico das instituições locais, acrescentando algumas histórias urbanas. O livro tem o formato 22 x 32 cm, com capa dura e costura, inteiramente colorido. Ilustram o texto mais de 600 fotografias, a maioria delas assinadas pelo fotógrafo italiano Hans M. C. Basso, que trabalhou em vários países para a Unicef. A edição é de Audrey Farah.

Ouça aqui a entrevista com Chico Guil. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.