sábado, 22 de agosto de 2015

Fotógrafo italiano retrata cotidiano de Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: EDILSON KERNICKI (RÁDIO NAJUÁ) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

O fotógrafo italiano Hans M. C. Basso, que produziu as fotos que ilustram as páginas do livro Linhas de Prudentópolis (Francisco Guil, Editora Arte, 2015), conversou com a reportagem da Najuá a respeito da experiência na captação de imagens e sobre sua trajetória. O profissional começou a fotografar ainda criança, aos dez anos, quando ganhou a primeira câmera fotográfica analógica.Conforme cresceu, acabou praticando essa paixão e resolveu dedicar os estudos a ela, formando-se como fotógrafo profissional. “Me formei em fotografia na Itália. Comecei a levar as maletinhas de fotógrafo, até me especializar na fotografia, sendo descoberto por ONGs internacionais, como Unicef e outras, e iniciei meu trabalho de fotógrafo por essa área”, relata.
Depois de chegar ao Brasil e de conhecer o autor Francisco Guil e a editora Audrey Farah, recebeu deles a proposta de produzir as imagens para o livro. “Pude vir conhecer Prudentópolis, com a qual fiquei maravilhado. Realmente é uma cidade riquíssima de cultura, de belezas naturais únicas, que infelizmente são pouco valorizadas, pois poderia ser uma cidade turística de primeira grandeza no Paraná”, opina.
Segundo o fotógrafo, foi um trabalho de três meses na companhia de Chico Guil, Audrey Farah e guias que os conduziram pelas linhas rurais de Prudentópolis e mostraram a ele as diversas cachoeiras. “[Estive] fotografando cachoeiras no meio do mato, outras que ninguém nunca tinha ido e foram registradas no meio dos rios, das linhas, fotografando os habitantes das linhas e dos faxinais. É um material muito rico, para um livro que ficou muito bom e com o qual estou muito satisfeito”, conta Basso, que já passou por pelo menos 40 países da Europa, África, Ásia e Américas do Norte, Central e do Sul. “Cada lugar é diferente do outro e eu nunca estive num que tivesse tantas cachoeiras”, descreve. MATÉRIA COMPLETA.

Ouça aqui a entrevista com Hans. (ESTE ÁUDIO É DE PROPRIEDADE DA RÁDIO NAJUÁ, ENTÃO É PROIBIDA A UTILIZAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO)


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.