quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Amigdalite mal cuidada pode evoluir para inflamação nos rins


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: EXTRA Imagem: Divulgação

Nesta época do ano, o tempo mais seco, a poluição e as mudanças bruscas de temperatura, típicas da transição entre inverno e primavera, tornam os casos de amigdalite mais comuns, principalmente em crianças. Quando a doença não é bem tratada, há risco de ela evoluir para nefrite, inflamação nos rins que pode deixar sequelas importantes para a função dos órgãos. Procurar atendimento médico imediato e usar corretamente o antibiótico contra a dor de garganta é a melhor forma de evitar complicações.
A nefrite, menos comum em adultos, pode começar a ser notada de duas a três semanas após o início da amigdalite. Os sintomas são inchaço, aumento da pressão arterial e redução do volume de urina, com presença de sangue (um indício é o escurecimento da cor do líquido).
ADVERTISEMENT
— Em 95% dos casos, a criança fica curada logo. Mas se não for tratado, o problema pode manter o quadro hipertensivo e causar doença renal crônica — explica a nefropediatra Maria Cristina de Andrade, médica da clínica MBA Pediatria e chefe do setor de Nefrologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo.
Meninos são mais propensos a desenvolver nefrite, que ocorre, sobretudo, por volta dos 7 anos. O tratamento consiste em repouso e no controle da ingestão de sal e água, para evitar o agravamento do inchaço e da hipertensão. Porém, se a pressão da criança estiver alta e o processo inflamatório avançado, ela terá de ficar internada para ser medicada.
Segundo o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama, do Hospital CEMA, se a prescrição do médico for seguida à risca, a utilização de antibióticos por cinco dias, em geral, é suficiente para curar a amigdalite. A retirada das amígdalas só é indicada para pessoas que sofrem mais de três infecções por ano e que, por isso, precisam de antibióticos cada vez mais potentes para tratar a doença.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.