domingo, 19 de julho de 2015

Satélites da NASA mostram nível dos rios antes e após a chuva extrema no Sul



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: De Olho no Tempo Imagem: NASA

Centenas de municípios dos três estados sulistas acumularam muitos prejuízos com mais um evento natural de chuva extrema que assolou o Sul do país na última semana.
Além de eventos severos como tornados, granizo e ventos fortes, o montante de chuva que caiu permitiu o transbordamento em sequência de inúmeros rios, e que por consequência inundaram cidades deixando pessoas desabrigadas e desalojadas.
O monitoramento feito pelo satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana (NASA), que estima a precipitação em todo o globo terrestre, indicou que somente nas últimas 168 horas, ou seja, sete dias, o volume de chuva superou 250 milímetros e com extremos de até 300 mm, em municípios do centro, sudoeste e sul do Paraná, meio-oeste e oeste de Santa Catarina e em grande parte do centro-leste, nordeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul.
Efeito de tamanha chuva nas calhas dos rios também pode ser confirmado pela imagem do satélite AQUA, através do sensor MODIS, também da agência espacial americana.
Antes, em 29 de junho, o curso d'água dos rios Ivaí, Paranapanema, Paraná e Tibagi, principalmente, era normal no estado do Paraná. Após a chuva que caiu por quase uma semana seguida, perceptível foi o aumento de água e o extravasamento de muitos quilômetros adiante de suas margens.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.