domingo, 12 de julho de 2015

Moradores registram formação de tempestade supercélula no Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC TV Imagem: Deise de Alencar Fonseca

Uma tempestade, classificada como 'supercélula' pelo Instituto de Meteorologia Simepar, foi registrada por moradores da região noroeste do Paraná por volta das 17h40, de sexta-feira (11).
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, a tempestade intensa está associada a rajadas de vento fortes que ultrapassam os 55 km/h e queda de granizo.  Ainda de acordo com Kneib, o formato circular da nuvem é provocado pela rotação circular do ar dentro da nuvem.

O morador da cidade de Terra Rica Carlos Alexandre Antonio chegava em casa quando registrou em vídeo a formação da nuvem. Segundo ele, o fenômeno passou em uma área rural que fica ao lado do conjunto residencial onde mora. "A nuvem foi andando e seguiu para Paranavaí. Ainda bem que essa tempestade não trouxe nenhum prejuízo a minha cidade", afirma o morador.
Já Deise de Alencar Fonseca estava em casa, na fazenda Três Meninas, em Paranavaí, quando fotografou a tempestade. “Ventou muito e, assim que essa nuvem passou, parecia que não ia chover. Mas, duas horas depois, choveu granizo. Estragou a horta, uma plantação de mamão e telhado de casa”, diz.
O meteorologista do Simepar ainda detalha que acima dos silos é possível ver uma nuvem funil ou rajadas de ventos fortes. “Algumas vezes, esse tipo de tempestade pode gerar um tornado também. Porém, só com confirmação visual é possível garantir que houve essa formação”, detalha  Reinaldo Kneib.
Confira aqui mais um vídeo.
Assista o vídeo postado por Jackson Caillot em Ponta Grossa.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.