segunda-feira, 27 de julho de 2015

Manifestantes reivindicam mais segurança em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Um grupo de manifestantes se concentrou na Praça José Durski, diante do Fórum de Prudentópolis, na tarde desta quinta (23), a fim de reivindicar mais policiamento, segurança e o fim da impunidade. A iniciativa ocorre 10 dias depois da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores para debater a questão, em que a Polícia Militar expôs que os índices de criminalidade vêm sendo reduzidos: no primeiro semestre de 2015 foram registrados 599 boletins de ocorrência, ao passo que ao longo de todo o ano de 2014 foram 1406 e, em 2013, 1633 ocorrências. Ou seja, de 2013 para 2014, o número de ocorrências caiu 13,6% e, comparativamente, tomando o total de ocorrências ao longo de todo ano em 2014 e o primeiro semestre de 2015, a projeção é de que esse índice se reduza em mais 14,7%.
Ainda assim, a população demonstra descontentamento com o registro de 140 furtos e 50 roubos nos primeiros seis meses desse ano.Um dos organizadores da manifestação, Jorge Campelo, conta que a iniciativa surgiu depois que a casa de outra organizadora do protesto foi assaltada. “Entraram no salão dela e na residência, tinham crianças envolvidas e isso já vinha ocorrendo na cidade. Houve um desabafo dela com repercussão muito grande numa rede social e, em sequência, criei um grupo que centralizasse esses registros. Minha loja já tinha sido assaltada, a loja de um colega também. E começamos a perceber que a coisa estava tomando uma proporção muito grande. Então precisávamos, parar, nos organizar e cobrar das autoridades um posicionamento mais efetivo”, relata Campelo.
Promotor do MP fala sobre a responsabilização de menores por infrações
Na análise do promotor Rafael de Sampaio Cavichioli, fica perceptível, pela manifestação, a insatisfação do povo de Prudentópolis, em relação ao serviço de segurança pública. Da reunião, o promotor disse ter notado nos manifestantes uma sensação de impunidade em relação aos furtos e roubos que têm sido registrados ultimamente.
No entanto, Cavichioli desmente a informação trazida pelos manifestantes de que a maioria dos delitos teria envolvimento de menores. Segundo o promotor, essa afirmação não condiz com a realidade.
“Como foi relatado aqui na reunião, inúmeros fatos foram praticados por adultos. Inclusive, nas estatísticas que temos levantadas no Brasil, os atos infracionais que são praticados por adolescentes são em porcentagem muito inferior aos crimes praticados por adultos”, destaca.Já em relação à dúvida da maior parte da população a respeito dos mecanismos para responsabilizar os adolescentes pelos atos infracionais, o ECA prevê algumas medidas, como a internação. “É semelhante a uma penitenciária, onde o adolescente é recolhido”, detalha. Matéria completa.
Confira as entrevistas:
Ouça aqui a entrevista com Jorge Campelo.

Ouça aqui a entrevista com promotor Rafael de Sampaio Cavichioli

Confira mais fotos:









OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.