segunda-feira, 20 de julho de 2015

Brasil conquista seis medalhas em Olimpíada de Matemática



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Terra Imagem: Divulgação

Estudantes brasileiros conquistaram seis medalhas (três de prata e três de bronze) na 56ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), que se encerrou na última quarta-feira em Chiang Mai, na Tailândia. O Brasil ocupou a 22ª posição no ranking geral por países.
A equipe dos Estados Unidos conquistou a primeira posição com 185 pontos. Em segundo lugar, ficou a China, campeã em 2014, com 181 pontos. A terceira colocação ficou com a Coreia do Sul, com 161 pontos.
Com seis medalhas e 109 pontos, o Brasil ficou empatado com o Japão e obteve rendimento superior ao registrado no ano passado, avançando 12 posições em relação à última edição, quando ocupou a 34ª colocação.
“Avançar posições no ranking mundial é muito importante para a equipe”, disse Luciano Castro, líder do time brasileiro. “A partir de agora, vamos focar 100% na olimpíada do próximo ano e tenho certeza que os estudantes mostrarão resultados ainda mais consistentes, já nos preparando para o que será a IMO no Brasil em 2017”, ponderou.
Para Carlos Shine, vice-líder da equipe brasileira, a prova de 2015 não foi nada fácil. “A prova deste ano foi considerada pelos países participantes como a mais difícil até hoje aplicada numa IMO. Contudo, o time brasileiro teve um bom resultado, conseguindo vencer equipes tradicionais como a da Bulgária e a da Alemanha, que foi deixada para trás por 7 pontos, o que fez a alegria dos estudantes brasileiros”, disse. 
As medalhas de prata foram conquistadas pelos estudantes Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 16 anos, de Vinhedo (SP), Murilo Corato Zanarella, 17 anos, de São Paulo (SP) e Daniel Lima Braga, 17 anos, de Eusébio (CE). João César Campos Vargas, 17 anos, de Passa Tempo (MG), Gabriel Toneatti Vercelli, 17 anos, de Osasco (SP) e Rafael Filipe dos Santos, 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ), conquistaram as medalhas de bronze.
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais importante de todas as olimpíadas internacionais científicas do mundo. É realizada anualmente, no mês de julho, cada ano em um país. A competição envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos e que ainda não tenham ingressado na universidade. A IMO de 2016 será em Hong Kong.
A escolha dos estudantes que representam o Brasil na IMO 2015 foi feita a partir dos vencedores da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.