quarta-feira, 13 de maio de 2015

Vereador que agrediu eleitor durante sessão em Franca (SP) é suspenso



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Uol Imagem: Dirceu Garcia (Estadão Conteúdo)


A Câmara de Franca (400 km de São Paulo), oficializou, durante sessão realizada nessa terça-feira (12), a suspensão, por 60 dias, do parlamentar Luiz Carlos Vergara (PSB), punido por dar um tapa na cara de um eleitor durante uma sessão do Legislativo no início de março.
A agressão foi classificada como quebra de decoro parlamentar. Houve protesto de pessoas que acompanhavam a sessão --eles consideraram a punição branda.
No dia da agressão, Vergara não teria gostado da cobrança de um eleitor sobre o apoio do parlamentara um veto do prefeito a um projeto que pretendia facilitar o acesso às informações da administração municipal.
Segundo o Conselho de Ética da Câmara, Vergara cometeu  "falta contra a ética parlamentar. O conselho declarou ainda que a decisão serve para "reestabelecer a democracia e o respeito na Câmara, que foi de forma agressiva atingida nesse fato".
Vergara é o primeiro vereador de Franca a sofrer este tipo de punição do conselho. A suspensão se encerrará no dia 12 de julho, período no qual ele não irá receber salários.
O presidente da Casa, Marco Garcia (PP), informou ainda que todas as atividades de Vergara representando a Câmara estão suspensas. "Ele poderá frequentar a Câmara como cidadão, como todos podem, mas não vai representar a Casa em qualquer atividade durante os 60 dias", disse.
Para Hélio Pinheiro Vissotto, marceneiro que foi atingido por Vergara, entretanto, a punição foi branda.
"A punição era esperada e mostra o nível ético e moral da Câmara. Fica na mesma proporção", disse ele. "Claro que uma coisa como essa não pode acontecer no debate político, é um absurdo e merecia a cassação. Mas sabemos também que os vereadores nunca iriam cassar um par, mesmo um que bateu na cara de um eleitor", disse.
Fuga O vereador punido estava presente na Mesa Diretora da Casa durante a sessão na qual a punição foi anunciada, mas deixou seu lugar minutos antes de o Conselho de Ética ler o documento onde a punição era oficializada.
Ao sair do local, foi vaiado pelos presentes, que queriam a cassação do mandato dele. Entre os manifestantes estavam servidores municipais, em greve há 44 dias. Eles fizeram apitaço e cantaram a música "um tapinha não dói" como forma de protesto por conta de decisão.
Depois da leitura da punição e de deixar o plenário, o vereador assinou a notificação em seu gabinete e, na sequência, deixou a Câmara sem falar com a imprensa. Ele estava acompanhado de familiares e assessores.
Vergara não foi localizado nem atendeu às ligações da reportagem do UOL nesta quarta-feira (13).
De acordo com a assessoria do parlamentar, a documentação será analisada para decidir quais providências serão tomadas.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.