terça-feira, 5 de maio de 2015

Veja dicas para deixar o seu celular Android mais rápido



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Olhar Digital Imagem: Divulgação

á aconteceu com todo mundo: o seu celular Android deixou de ser tão ágil como era quando você o tirou da caixa pela primeira vez. Isso é normal, já que a idade desgasta qualquer eletrônico, principalmente os mais baratos. Isso não significa, no entanto, que não haja soluções, ainda que a maioria seja paliativa.
As dicas abaixo foram organizadas pelo Ubergizmo. Veja como fazer:
Limpe o que for inútil
É fácil começar a empilhar aplicativos, vídeos e fotos no seu celular depois de algum tempo. Remova estes arquivos de mídia que você não usa, guardando-os na nuvem ou no seu computador, e libere um pouco de espaço no aparelho.
Para aplicativos, acesse o gerenciador de aplicativos. No Android Lollipop, isso pode ser feito entrando em Configurações > Apps. Na aba de Instalados, você encontrará uma lista de tudo que está instalado e ocupando espaço no seu aparelho. Selecione algum que você não use e pressione. Em seguida, aperte Desinstalar.
Há também os aplicativos inúteis que não podem ser desinstalados, infelizmente. Normalmente eles são distribuídos pela fabricante e são apelidados de “bloatware”. No entanto, você pode ao menos desabilitá-los para que ocupem menos espaço e utilize recursos do aparelho. O processo é similar à desinstalação, mas pressione Desativar.
Pare os aplicativos inúteis em segundo plano
Não é óbvio para todo mundo, mas tem muitos aplicativos funcionando no seu celular sem que você perceba. Eles estão consumindo memória, processamento e bateria sem uma função real. No entanto, há como interromper estes processos para aliviar o seu aparelho.
Para isso, volte a Configurações > Apps e entre na aba Rodando. Você verá uma lista de aplicativos sendo executados no seu celular e quanta memória RAM eles estão utilizando. Para encerrar algum dos aplicativos, pressione algum dos itens na lista e aperte Parar.
Limpe o cache dos apps
Cache são arquivos temporários que fazem aplicativos funcionem mais rapidamente. Eles são baixados uma vez para que eles não seja necessário fazer o download deles todas as vezes que você acessa um serviço. Isso é importante, mas também pode ser um problema quando há um acúmulo deste tipo de dados, causando queda de desempenho, principalmente para aplicativos que você não utiliza constantemente.
Para limpar o cache, entre em Configurações > Armazenamento. Pressione Dados em cache e confirme para limpar todas essas informações.
Menos atrações visuais
Widgets, wallpapers animados e basicamente qualquer coisa na sua tela que não sejam atalhos para os aplicativos e um papel de parede estático ajuda a consumir bateria e processamento, causando lentidão em aparelhos mais antigos. Se você prefere velocidade a estes atrativos visuais, é hora de fazer uma limpeza na tela inicial do seu aparelho.
Para excluir os widgets, basta pressioná-los e arrastá-los para a parte superior da tela, onde há a opção Remover.
Se, por um acaso, você quiser estes widgets de volta, basta pressionar uma área vazia da tela, entrar em Widgets, escolher alguma das opções apresentadas e arraste-o para a posição original.

Desativar animações
Você pode nem reparar, mas tudo que você faz no celular tem uma pequena animaçãozinha para tornar a experiência de uso mais agradável, o que fica ainda mais óbvio com o Android 5.0 (Lollipop). No entanto, elas também consomem bateria.
Os passos a seguir não são recomendáveis para todos os usuários. Faça apenas se já tiver intimidade com seu aparelho e com tecnologia.
Para desligar as animações, é necessário ter acesso às opções de desenvolvedor do seu aparelho, que estão escondidas. Isso acontece quando você entra em Configurações > Sobre o telefone e pressione a opção Número da versão 7 vezes.
Em seguida, volte à tela de Configurações e entre em Opções do desenvolvedor. Procure pela opção Escala de anim. da janela e marque a opção Animação desligada. Para voltar ao normal, repita estes últimos passos e selecione Escala da animação 1x.
Mantenha o celular atualizado
Esse passo não depende somente de você, já que as atualizações do Android passam pelas mãos do Google, da fabricante do seu aparelho e possivelmente pela operadora antes que você possa ter a chance de fazer o update do seu aparelho.
Atualizações em geral trazem correções de falhas e novidades que otimizam o desempenho do celular, o que pode ser exatamente o que você está precisando para acelerar seu aparelho.
Para conferir se há alguma novidade para seu aparelho, entre em Configurações >cac; Sobre o telefone e pressione a opção Atualizações do sistema. Aqui, é possível apertar Verificar atualizações para confirmar se há algo de novo para o seu aparelho.
A opção final: formatar seu celular
Se nada der certo, você pode fazer a restauração de fábrica. É a solução mais grosseira, mas funciona, limpando todos os arquivos e aplicativos que você tem armazenados, zerando o software como novo para acelerar as coisas.
Esse passo é especialmente recomendado para quem reclama que uma atualização causou lentidão no seu aparelho, como é comum com quem migra do KitKat para o Lollipop. O reset do celular limpa resquícios da versão antiga do sistema que causam problemas no smartphone.
Antes de fazer isso, assegure-se de que suas fotos e vídeos tenham backup. Armazene-os em algum serviço de nuvem ou guarde-os no computador. Alguns aparelhos têm a opção de fazer o reset sem apagar arquivos de mídia, mas não são todos.
Em seguida, entre em Configurações > Fazer backup e redefinir. Em seguida, acesse Configuração original e pressione Redefinir telefone. O processo deve levar entre 5 e 10 minutos para ser concluído.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.