segunda-feira, 4 de maio de 2015

Regularização de declarações atrasadas do IR começa nesta segunda



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Hora de Santa Catarina Imagem: Divulgação


O prazo para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2015 já acabou, mas, se você não é uma das 27.895.994 pessoas que enviaram a declaração até a última quinta-feira, ainda tem tempo para regularizar a situação.
O contribuinte que perdeu o prazo pode mandar o documento à Receita Federal a partir das 8h desta segunda-feira, e estará sujeito ao pagamento de multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago. O valor mínimo é de R$ 165,74, e o valor máximo, de 20% do imposto sobre a renda devido.
Assim que entregar a declaração com atraso e imprimir o recibo, o contribuinte já receberá a notificação da multa e o Darf (boleto) para pagamento, que pode ser impresso no próprio programa do Imposto de Renda. Além do Darf, devem ser impressos o recibo e a notificação de lançamento.
Se a pessoa obrigada a declarar não o fez, seu CPF fica com status de "pendente de regularização'' no ano seguinte, o que a impede de tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa no caso de venda de imóvel, além de gerar possíveis problemas para movimentar conta no banco.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.