terça-feira, 19 de maio de 2015

Professores e servidores fazem passeata por ruas de Curitiba



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Banda B Imagem: Antônio Nascimento (Banda B)


Servidores estaduais tomam o Centro de Curitiba para a greve geral marcada para começar na manhã terça-feira (19). As concentrações aconteceram nas Praças Rui Barbosa e Santos Andrade. Neste momento, o grupo faz passeata na Avenida Cândido de Abreu para seguir até o Centro Cívico, onde o protesto deve ganhar força. Por conta do protesto, o trânsito está complicado na região central. As esquinas da Marechais ficaram completamente bloqueadas e liberadas há pouco. Agora, a Cândido de Abreu está tomada de servidores.
A expectativa é que professores, servidores da Saúde, agentes penitenciários e servidores do Detran (Departamento de Trânsito) sejam a maioria na manifestação, que vai permanecer durante a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que pode votar o reajuste de 5,5% parcelado em duas vezes proposto pelo governo. Os manifestantes chamam a manifestação de hoje de “Dia 29 de Abril”, fazendo referência a ação da Polícia Militar contra professores na Praça Nossa Senhora de Salete.
Durante a passeata apenas três viaturas do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) foram vistas. Dezenas de ônibus estão estacionados na região central de Curitiba, depois de chegarem de diversos pontos do interior do Paraná. A professora Rosemar Aparecida Alves disse à Banda B que veio de Umuarama para ver se o Governo atende a reivindicação da categoria. “Vim aqui até a capital para protestar. Queremos uma proposta para que possamos voltar à sala de aula”, afirmou. A professora Sônia Campos, concentrada na Santos Andrade, descreveu que veio de Jardim Alegre, região Norte do Estado. “Nós chegamos aqui em três ônibus. Saímos às 23h e estamos aqui para ver se o governador percebe que a gente quer voltar. Esperamos que alguma coisa seja feita”, concluiu.
A Banda B segue acompanhando a movimentação dos servidores na região central de Curitiba.
Suspensão no reajuste
O governo do estado suspendeu na tarde desta ontem (18) o envio do projeto de lei que reajusta em 5% os salários dos servidores públicos do Paraná. A justificativa do governo para o recuo é de que o projeto ainda estaria em análise sobre o impacto financeiro para o caixa do estado. O projeto, porém, deve sim ser encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alep) nos próximos dias. Na última semana, o governo chegou a anunciar o encerramento das negociações com os sindicatos para envio imediato do projeto de lei à Casa. Mesmo com o recuo, o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná manteve a promessa de greve geral para a partir desta terça-feira (19).

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.