segunda-feira, 4 de maio de 2015

Homem de 35 anos de SC doa fígado para menina paranaense



By: INTERVALO DA NOTICIAS

O avião Arcanjo 02, dos bombeiros, foi acionado na manhã deste domingo para um motivo muito especial: levar um fígado de Rio do Sul, em SC, até Curitiba. Uma menina de 15 anos recebeu o órgão e, na tarde deste domingo, após uma cirurgia bem-sucedida, aguardava na UTI para descobrir como seu corpo reagirá à operação.
Entenda como você pode ser doador
Assim que a Central de Transplantes catarinense teve a notícia da morte encefálica de um homem de 35 anos no Vale do Itajaí, começou uma corrida contra o tempo. A família autorizou a doação e, como a menina internada em Curitiba foi considerada compatível, a aeronave dos bombeiros de SC foi chamada para o translado.
O tempo máximo para um transplante de fígado é de oito horas – maior em comparação com o de coração, de apenas quatro, e bem menor do que o de rim, que pode demorar até 36 horas para ser concluído.
Mas de acordo com os Bombeiros, Rio do Sul não possuía uma local adequado para o pouso da aeronave. Assim que foi retirado do corpo do doador, o fígado foi transportado de ambulância até Lontras, cerca de 16km de distância de Rio do Sul. Lá, o Arcanjo 02 recebeu o órgão e começou o transporte até Curitiba.
A cirurgia começou às 13h15min e, após uma cirurgia bem-sucedida, a menina era encaminhada para a UTI do Hospital São Vicente por volta das 16h30min. Segundo profissionais do centro de saúde, é preciso aguardar até essa segunda-feira para saber se o organismo dela reagirá bem.
Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a família do desejo da doação, que só ocorre após autorização familiar. Os doadores são pacientes em UTI com morte encefálica – geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral).
A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia. Pode-se fazer o transplante de coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.