sábado, 9 de maio de 2015

Dona Nida: um século de amor e dedicação à família



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Paulo Henrique Sava (Rádio Najuá) Imagem: Paulo H. Sava

“Nós não conseguimos imaginar nossas vidas sem ela”, dizem os filhos sobre Leonídia Lejambre de Camargo, mais conhecida pelo apelido de Dona Nida, que completou um século de vida, amor e dedicação à família e aos filhos. Ela nasceu em 06 de maio de 1915 na comunidade de Barro Preto, na divisa com o município de Irati. De descendência francesa, Dona Nida é bisneta de um dos fundadores do município de Imbituva, Eugène Lejambre, um dos fazendeiros mais ricos da região no século XIX.
História
Um dos filhos, o padre Gilson Camargo, que atua na Paróquia Santo Antônio de Imbituva, comenta que, na juventude, Dona Nida era uma exímia amazona, ou seja, adorava andar a cavalo.“Ela e meu avô viviam nas lidas com o gado e minha mãe sabia andar a cavalo”, conta o padre Gilson.
Ele conta também que, aos 11 anos, Leonídia estudou no Colégio das Irmãs Ucranianas de Prudentópolis. Alguns anos depois, Dona Nida casou-se com Orlei Camargo, que era seu primo, e passou a residir na comunidade de Lageado. Ela teve nove filhos, sendo sete homens e duas mulheres, dos quais sete estão vivos.Gilson comenta que, além dos filhos, Dona Nida tem também 28 netos, 35 bisnetos e 5 tataranetos. Ela conta como se sente tendo uma família tão grande sempre por perto.“Muito feliz!”, afirmou ela. Continuar lendo.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.