segunda-feira, 4 de maio de 2015

Como está o processo de revisão do FGTS



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Hora de Santa Catarina Imagem: Divulgação

É o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS para tirar dúvidas sobre a revisão do Fundo. Vamos explicar direitinho toda essa história.
O que é FGTS?
O FGTS é uma segurança financeira para o trabalhador. O depósito corresponde a 8% do salário e é feito pelo empregador em uma conta do empregado na Caixa Econômica Federal. O saque só pode ser realizado em algumas situações, como demissão sem justa causa, aquisição da casa própria, amortização de dívida ou pagamento de prestações de financiamento habitacional, morte do trabalhador e no caso de algumas doenças do titular ou de dependente, como câncer e Aids/HIV.
Revisão
Todos os anos, a Caixa corrige o valor do FGTS por meio da Taxa Referencial (TR). Ações na Justiça contestam esse método, demonstrando que não é o suficiente para cobrir as perdas com a inflação entre 1999 e 2013. Por isso, no início do ano passado a DPU entrou na Justiça com uma ação civil pública, que deverá valer para todos os trabalhadores com aplicações no FGTS nesse período.
Situação atual
Para que as decisões sobre o tema sejam iguais no país, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que todas as ações fossem suspensas temporariamente, incluindo a ação civil pública. A DPU em Santa Catarina não tem entrado com ações individuais, pois aguarda o posicionamento do STJ e o julgamento da ação coletiva. Se o resultado for favorável, a DPU atuará para que todos os cidadãos assistidos recebam os valores devidos. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.