terça-feira, 21 de abril de 2015

Segundo tornado atingiu cidade de Ponte Serrada, uma hora depois dos estragos em Xanxerê



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Diário Catarinense Imagem: Caroline Zanchet (Rádio Nambá)


Um segundo tornado ocorreu por volta das 16h de segunda-feira, na região de Ponte Serrada, cerca de uma hora depois que um tornado devastou a cidade de Xanxerê, ambas no Oeste do Estado. A informação foi confirmado pela Central de Meteorologia da RBS.
—Pelas fotos que analisamos podemos dizer que foi o mesmo núcleo de instabilidade, ou seja, nuvens diferentes dentro da mesma instabilidade. O segundo tornado teve, provavelmente, a mesma intensidade que ocorreu em Xanxerê—afirma o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski.
Ele explica que pelas fotos da destruição dá pra perceber que as coisas foram quebradas. O poste de luz quebrado ao meio assim como a árvore quebrada apenas com o tronco são sinais característicos de tornado. A foto de um ônibus tombado também mostra a intensidade do vento.
—Em relação a intensidade desse tornado podemos dizer que ele também se aproxima de F2/F3, ou seja, igual a de Xanxerê com vento estimado na casa dos 250 km/h. Essa afirmação é baseada na foto que mostra um ônibus tombado— afirma Puchalski.
Destruição
De acordo com informações preliminares, o tornado começou no Centro da cidade de Ponte Serrada e se deslocou por dois bairros, Cohab e Industrial, onde tiveram maior número de ocorrências.
Segundo a Central de Comunicação do Corpo de Bombeiros pelo menos sete bairros foram atingidos. De acordo com a avaliação prévia da Defesa Civil cerca de 200 casas foram afetadas com algum tipo de dano, a maioria destelhamento.
Na cidade foram registrados até o momento oito feridos leves, a maioria com cortes pelo corpo.
Desde a tarde de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros trabalha em apoio às vítimas com desobstrução de vias, corte de árvores e outros auxílios como, por exemplo, transportar cadeirantes.
Hospital Santa Luzia na cidade também foi atingido pelo destelhamento. De acordo com o Corpo de Bombeiros a situação, aparentemente, não é caótica como em Xanxerê.
Há informações que ventos fortes também teriam atingido a cidade de Passos Maia, próximo a Xanxerê.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.