quinta-feira, 16 de abril de 2015

Professores da UEPG entram em greve na quarta



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: A Rede Imagem: Divulgação


Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entrarão em greve, novamente, a partir da próxima quarta-feira (22). A decisão foi tomada logo após uma assembleia docente, realizada no auditório do PDE, no Campus de Uvaranas. Por decisão da maioria, os professores optaram pela ‘volta’ da greve.
O principal motivo da interrupção de atividades é a aprovação do regime de urgência ao Projeto de Lei 252/2015, da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Segundo a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg), a medida compromete as discussões a respeito desse tema, inviabilizando o “aprofundamento do debate”.
Durante a assembleia foi avaliado que, em diversos pontos da proposta do governo, há ataques aos direitos dos servidores, dentre eles a proposta de segregação de 33 mil funcionários públicos, reduzindo de 57 para 29 anos a solvência do Fundo Previdenciário.
Outro aspecto rejeitado pelos docentes diz respeito à proposta de discutir a Previdência Complementar. Por fim, os docentes reivindicam “auditoria completa no Paraná Previdência”. “Dessa maneira, a paralisação é necessária como forma de pressionar o governo e os deputados em abrir diálogo com a categoria, a fim de respeitar as reivindicações da categoria”, afirma Marcelo Bronosky, presidente do Sinduepg.
Mobilização começou na terça
A sinalização de uma possível greve dos professores teve início na terça-feira (14), durante uma assembleia extraordinária. Foi decidido que, nesta quinta-feira (16), os docentes paralisariam as atividades e decidiriam pela retomada da greve – o que acabou acontecendo.
Os docentes aprovaram, também, a necessidade de realização de atividades de conscientização quanto aos impactos do projeto de lei no Regime Previdenciário dos servidores públicos, como painéis e debates com a comunidade universitária, nos diferentes espaços de trabalho, ao longo da quinta-feira.
Agenda de greve
Com a decisão, os professores cessam as atividades acadêmicas a partir do próximo dia 22 de abril (quarta-feira), logo após o feriado de Tiradentes. As atividades desta sexta (17) e segunda-feira (20) ocorrerão normalmente, de acordo com o sindicato dos docentes.
O Comando de Greve se reunirá amanhã (17), na sede do Sindupeg, para definir ações da greve na semana que vem.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.