terça-feira, 28 de abril de 2015

Morre, aos 82 anos, o artista Antônio Abujamra



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Diário de São Paulo Imagem: Divulgação

Morreu, na manhã desta terça-feira (28), aos 82 anos, Antônio Abujamra. O corpo do ator, diretor de teatro e apresentador foi encontrado pelo filho na casa em que o artista morava, em São Paulo. Ainda não há informações sobre a causa da morte.
Desde 2000, Abujamra estava à frente do programa “Provocações”, da TV Cultura. Veja abaixo a última entrevista do apresentador, com o humorista Eduardo Sterblitch, exibida na última terça-feira (21).
Abujamra era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor crítico em relação aos tabus sociais. Ele também foi um dos principais diretores da antiga TV Tupi.
Sua última interpretação em novelas ocorreu em 2011, em “Corações Feridos”, do SBT, e no cinema foi em 2012, em “Brichos 2 – A Floresta é Nossa”.
Seu primeiro trabalho na TV foi em 1968, como diretor de “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, na Tupi.
Abujamra deixa três filhos - o músico André Abujamra e as atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra - e dois netos.
Biografia
Antônio Abujamra nasceu em 15 de setembro de 1932, na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo. Atuou em mais de 14 novelas e 19 filmes de cinema. Além disso, dirigiu diversos programas de TV e peças de teatro.
Foi premiado várias vezes durante os seus mais de 50 anos de carreira, recebendo o primeiro reconhecimento, o Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela direção de “A Cantora Careca”, em 1959, logo no início de seus trabalhos.
Após, ganhou os prêmios de melhor ator na peça teatral “O Contrabaixo”, de Patrick Suskind (1987/1995) e o Kikito, no Festival de Gramado, como melhor ator no filme “Festa” (1989). Abujamra também foi premiado com o Troféu APCA, pela atuação na novela “Que Rei Sou Eu?” (1989) e ganhou o Lifetime Achievement, como diretor, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico, em Miami (1998).
Velório
Corpo do ator e diretor será velado no final da tarde, desta terça-feira (28), no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, Centro de São Paulo.
O sobrinho, João Abujamra, contou que conversou com o tio, nesta segunda-feira (27), e afirmou que ele "estava ótimo" e que não estava fazendo nenhum tratamento médico.
"Ele era um gênio com quem a gente sempre aprendia. Um tio amado", disse ao site G1.
De acordo com a TV Cultura, emissora que apresentava o programa "Provocações", ele estava dormindo em sua casa.
"É com grande pesar que informamos que hoje, 28/04/2015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu. Agradecemos o carinho e apoio de todos que tem nos acompanhado ao longo desses 14 anos de programa", diz nota na página oficial do programa no Facebook.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.