sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ex-deputado André Vargas e mais dois políticos são presos em nova fase da Operação Lava Jato



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Banda B 


O ex-deputado federal André Vargas, que era do PT, foi preso nesta sexta-feira (10), por volta das 6 horas, dentro da casa dele em um condomínio de Londrina, norte do Paraná. A prisão faz parte da 11ª Fase da Operação Lava Jato – batizada de “A Origem”. Também foram presos o ex-deputado Pedro Correa (PP),  e o ex-deputado federal Luis Argôlo (Solidariedade), que é da Bahia.
Também foram presos o irmão de André Vargas, Leon Vargas, Ivan Mernon da Silva Torres, Élia Santos da Hora, que é secretária de Argôlo, e Ricardo Hoffmann, diretor de uma agência de publicidade.
Cerca de 80 Policiais Federais cumprem 32 mandados judiciais: sendo sete mandados de prisão (entre eles, os dos três políticos), nove mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
A partir da representação da Autoridade Policial, foi decretado o sequestro de um imóvel de alto padrão na cidade de Londrina-PR.
A atual fase tem por objetivo a investigação realizada em diversos inquéritos policiais e a partir da baixa de procedimentos que tramitavam perante o Supremo Tribunal Federal, apurando fatos criminosos atribuídos a três grupos de ex-agentes políticos, que abrangem os crimes de organização criminosa, quadrilha ou bando, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude a procedimento licitatório, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência.
A investigação abrange, além de fatos ocorridos no âmbito da PETROBRÁS, desvios de recursos ocorridos em outros órgãos públicos federais.
As medidas foram deferidas pelo Juízo da 13ª Vara Federal em Curitiba-PR.
Os presos, inclusive Vargas,  serão trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
Vargas perdeu o foro privilegiado por ser deputado federal depois que teve o mandato cassado na Câmara. Com isso, as investigações sobre o ex-petista, saíram do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasilia, e retornaram para a Justiça Federal em Curitiba. Ficou sem direitos políticos por oito anos.
Vargas é investigado por ter usado um avião do doleiro Alberto Yousseff para uma viagem a João Pessoa. O empréstimo da aeronave foi discutido entre os dois por mensagens de texto no início de janeiro. Em outras mensagens, Vargas e o doleiro discutiram assuntos relacionados a contratos com o Ministério da Saúde, por meio do Laboratório Labogen, empresa acusada de ter ligações com Youssef.
Mais informações serão fornecidas pela PF em entrevista coletiva marcada para às 10 horas, na sede da PF no bairro Santa Cândida, em Curitiba.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.