quinta-feira, 5 de março de 2015

Reunião entre prefeitos e deputados debate RM de Guarapuava



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rede Sul de Noticias Imagem: Divulgação


A criação da Região Metropolitana de Guarapuava  reuniu o deputado estadual Artagão Junior e o presidente da Cantuquiguaçu, prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Hoffmann Prado, o Jacaré, nesta quinta-feira (5) na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná. A reunião agendada na semana passada entre o deputado e po presidente da  Cantuquiriguaçu esclareceu dúvidas e pontos polêmicos  sobre o projeto de lei complementa, de autoria dos deputados Artagão Júnior e Bernardo Ribas Carli.
Participaram da reunião os deputados Artagão Júnior, Paulo Litro, Professor Lemos e Nereu Moura e prefeitos da região da Cantuquiriguaçu: Sirlene Svarts (Laranjeiras do Sul), Neri Quatrin (Foz do Jordão), José Zgoda (Espigão Alto do Iguaçu), além do prefeito Jacaré. Também esteve presente o secretário de Governo e Gestão de Laranjeiras do Sul, Gizélio Linhares. Nereu Moura é autor de projeto delei que cria a Região Metropolitana de Laranjeiras do Sul, protocolado no final da tarde de ontem quarta feira (04), na Alep. Participaram também a assessoria jurídica do deputado Bernardo Ribas Carli e o chefe de gabinete do deputado Artagão Júnior, Wilson Pilarski.
O impasse que motivou o projeto de lei de Nereu Moura está na resistência de municípios da Cantuquiriguaçu em pertenceram à Região Metropolitana de Guarapuava.  Tão logo a materia foi anunciada lideranças políticas e empresariais da região da Cantuquiriguaçu se posicionaram contra o PL dos deputados guarapuavanos.
Entretanto, Artagão Junior disse que a intenção inicial era a criação das duas regiões, de Guarapuava e Laranjeiras do Sul.
Porém, a Lei Federal nº 13.089/2015, Estatuto da Metrópole que regulamenta a criação de regiões metropolitanas, não permite a criação da região metropolitana de Laranjeiras do Sul, por causa dos critérios exigidos para essa criação. Estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as exigencies prevem a abrangência da região, densidade populacional, entre outras. Nereu Moura disse que vai a Brasília nos próximos dias para esclarecer essa questão.
“Fiz o que a lei permite e o que considero ser bom para a região”, completou Artagão Júnior.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.