segunda-feira, 2 de março de 2015

Galinha 'macho' canta como galo e 'paquera' fêmeas em sítio de MG



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Tarciso Silva

Uma galinha de pescoço pelado virou assunto na zona rural de Caldas (MG). É que ela se recusa a agir como fêmea. O dono diz que ela nunca botou um ovo sequer e canta como um galo. A "danada" ainda é brava e arruma briga com os galos do quintal, e para completar, agora resolveu até fazer graça para as outras galinhas. Apesar de muita gente estranhar o comportamento e até achar que ela atrai "coisa ruim", o dono diz que não deixa a galinha "macho" ir 'pra panela' de jeito nenhum.
A história dessa galinha diferente começou no quintal do seu "Zezão", como o povo de Caldas conhece seu José Messias de Carvalho. O ex-dono dela percebeu o jeito estranho da galinha, e por causa disso, a pobrezinha quase foi parar na panela. "Eu ia 'bater' ela e vender, que nem eu vendo toda semana. Aí eu contei pro meu primo, e aí ele resolveu: 'então eu te dou outra do mesmo tamanho e vou levar ela pra casa'."
O primo de seu ‘Zezão’, o ‘Tadinho’, como é conhecido, ficou sabendo do caso e decidiu salvar o pescoço da ‘bichinha’. "Aí eu comprei, mas porque é a coisa mais difícil isso aí. Porque eu estou com 47 anos e nunca vi [uma coisa dessa]. E mexo com isso direto", conta José Luiz de Freitas.
Desde então, na roça do seu ‘Tadinho’ quem canta de galo é ela. E os dois donos garantem: a galinha nunca botou um ovo. O mais curioso é que até esporões começaram a nascer nela. Seu 'Tadinho' chegou a colocar a pobrezinha de castigo pra ver se ficava mais feminina e a experiência não surtiu resultado. "Pra amansar e pra ver também [se botava], porque solta não ia ter jeito de ver. E nada de ovo", lamenta.
Rinha de galinha
Além de cantar como galo, a galinha anda 'paquerando' as outras galinhas e esse comportamento vem causando confusão no quintal do seu 'Tadinho'. É que tem galo que está se sentindo ameaçado, com medo de perder o posto pra ela. "Às vezes ela briga também, se [o galo] for 'mais' pequeno (sic)... ela é corajosa", conta seu 'Tadinho'.
O clima anda tenso entre a bicharada no quintal do seu 'Tadinho': um galo canta de um lado e ela responde do outro. A galinha é corajosa e não foge da briga. Chega até a arrancar pena do galinho garnisé. Ela se ofende quando um macho se atreve a chegar perto, não dá tempo nem pra um galanteio.
A galinha só permite a aproximação das outras fêmeas. "Ela fica em volta das galinhas igual galo mesmo, abaixa a asa, 'vira em roda'. E só acompanha as galinhas", revela o dono.
Coisa do demônio?
A galinha está há sete meses na roça do seu 'Tadinho'. No início, a família pediu pra que ele se livrasse dela. A esposa, Maria Rita da Silva Freitas, achou estranho a galinha querer ser galo. "Agora eu já acostumei com a galinha (risos). Por mim ela não vai mais não [pra panela]", promete.
Na fazenda do seu 'Tadinho' tem bode, peru, gado e também peixes. Recentemente, alguns bichos morreram no sítio e não é que teve gente culpando a galinha? O genro disse que ela atrai coisa ruim. "As pessoas mais antigas falam que galinha que canta no 'terreiro' traz azar, então eu acredito muito no que os 'antigos' falam", garante Guilherme Vite.
Mas o dono não acredita em superstição. Teimoso, 'Tadinho' bate o pé e diz que a galinha fica e não vai embora nunca mais. "Só passo ela pra frente se eu 'achar' bastante dinheiro. Senão ela vai ficar aí."
Diz a ciência...
De acordo com a veterinária Érika Andrade Lima, a galinha de Caldas pode ter um distúrbio hormonal e por isso ela tem as mesmas atitudes do macho.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.