terça-feira, 3 de março de 2015

Confira a única escola pública que está com aulas no PR



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Banda B Imagem: Antonio Nascimento (Banda B)


Em meio a greve geral das escolas estaduais que já dura 23 dias, o pátio de uma escola pública repleto de estudantes do Ensino Fundamental desperta o interesse de quem passa pelo local. É o único colégio estadual de Curitiba que está com as portas abertas, a Escola Estadual Nossa Senhora da Salete, que fica no bairro Jardim Social. Cerca de 85% do corpo docente da escola está nas salas de aula, enquanto a presença de funcionários da administração, cantina e serviços gerais é de 100%. Há faixas que foram fixadas no portão da escola pela APP-Sindicato, que representa a categoria, indicando greve, no entanto, o diretor Carlos Comassetto confirmou a rotina das aulas e frequência dos alunos à Banda B.
Ao todo, são 16 turmas do 6º ao 9º ano, nos períodos da manhã e da tarde. Nesta segunda-feira (3), 125 alunos compareceram no período matutino e 70 no vespertino. Hoje, de acordo com o diretor, já tinham sido contabilizados 145 estudantes em sala de aula até as 10 horas.
A greve foi deflagrada pelos educadores no dia 7 de fevereiro, em assembleia com mais de 10 mil trabalhadores e completa mais de três semanas de paralisação. A categoria exige o pagamento de benefícios atrasados, é contra um pacote de medidas do governo que afeta as carreiras dos educadores, e quer melhor plano de carreira.
Para Comassetto, que preferiu não gravar entrevista, as minorias devem ser respeitadas, como em uma democracia, e um prédio público não deve estar com as portas fechadas. Os professores que estão dando aula normalmente concordam em não parar as atividades dos alunos em sala de aula. A escola esteve fechada durante os dois primeiros dias, na semana inicial da greve. Logo após optaram pela abertura dos portões. Na semana do Carnaval os alunos foram dispensados das aulas e, desde então, a escola foi reaberta para o início do ano letivo. Embora na manhã de hoje vários grevistas fizeram piquetes em frente a escola, professores e alunos optaram em entrar para as salas e continuar com as atividades normalmente.
Sinalizado pelo diretor, o que pode acontecer é que nesta quarta-feira (3) os professores da Escola Estadual Nossa Senhora de Salete queiram participar da assembleia, marcada para as 9 horas no Estádio Durival Britto e Silva, na Vila Capanema. Com isso, os estudantes teriam de ser dispensados, no entanto, até o fim das aulas os pais seriam avisados sobre a decisão dos professores.
Volta
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) foi notificado oficialmente na manhã de ontem (2) sobre a liminar que determina 30% dos professores do terceiro ano do Ensino Médio retornem às atividades, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A decisão, porém, não garante o encerramento da greve ou retomada das aulas e a APP promete recorrer da decisão.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.