terça-feira, 3 de março de 2015

Ardor ao urinar e dores nas costas podem ser sinais de cistite

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 

Dores nas costas, necessidade de urinar com frequência e ardor ao fazer xixi podem ser sinais de cistite (inflamação na bexiga). De acordo com o urologista Raphael Moreira, homens, mulheres e crianças estão sujeitos à doença. Mas é mais comum no sexo feminino, já que as características anatômicas das mulheres favorecem sua incidência.
— A cistite apresenta sintomas inconvenientes e desconfortáveis, como necessidade urgente de urinar com frequência; escassa eliminação de urina e ardor em cada micção; dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre; febre; e sangue na urina (em casos mais graves). Além disso, algumas mulheres ainda sofrem por desenvolver cistites repetidas.
Mais de 80% dos casos da doença são causados por uma inflamação da bexiga causada, na maioria das vezes, por uma infecção bacteriana, chamada Escherichia coli. De acordo com o especialista, a cistite ocorre quando estas bactérias, que deveriam permanecer no trato intestinal, conseguem colonizar a região ao redor da vagina.
— Muitas mulheres têm vergonha de apresentar cistite, pois relacionam a doença a maus hábitos de higiene. Sim, é importante redobrar os cuidados com a higiene pessoal, mas essa não é necessariamente a causa da cistite.
Tratamento
Moreira explica que o tratamento da cistite deve ser feito por meio de antibiótico, para evitar a evolução da doença e também recorrências. Se o tratamento for seguido à risca, a probabilidade de cura é grande.
— No entanto, é fundamental tomar os medicamentos respeitando o tempo recomendado pelo médico, mesmo que os sintomas tenham desaparecido com as primeiras doses.
Para evitar as dores e o desconforto gerados pela cistite, o médico diz que o ideal é beber muita água e outros líquidos. Urinar com frequência ajuda a expelir as bactérias da bexiga.
— Não é indicado reter a urina na bexiga por longos períodos. Além disso, certifique-se de esvaziou a bexiga a cada ida ao banheiro. Outra recomendação importante é urinar depois das relações sexuais, o que favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário.
Outras recomendações são evitar roupas intimas muito justas ou que retenham calor e umidade, porque facilitam a proliferação das bactérias; e cuidar da higiene íntima pessoal, principalmente depois de evacuar e na troca de absorventes higiênicos.
— E deve-se sempre procurar um médico para ter o diagnóstico correto e a indicação do tratamento mais indicado. Vale lembrar que a automedicação é sempre perigosa.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.