sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sanepar se compromete a entregar obras em Prudentópolis em 45 dias



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

O problema de falta de água, que tem incomodado aos moradores de vários bairros de Prudentópolis há pelo menos cinco anos, já tem prazo para acabar: a Sanepar se comprometeu a entregar as obras de captação e distribuição em até 45 dias. O anúncio foi feito durante reunião entre o prefeito Gilvan Agibert (PPS), vereadores, engenheiros da Sanepar e o gerente regional da companhia.
De acordo com o gerente regional da Sanepar, Marcos Roberto Santos, a companhia de saneamento investiu R$ 4,7 milhões no município de Prudentópolis em obras de captação e de distribuição de rede, que visam solucionar os problemas de falta de água. Ainda segundo ele, 90% dessas obras já estão prontas. Há, também, outros 13 pontos de interligações a serem executados, bem como a ampliação da captação dentro do prazo de 45 dias – portanto, até o início de março.
Outro problema recorrente no abastecimento de água em Prudentópolis é a interrupção quando há enchente. Conforme Santos, o atraso nas obras se deve à necessidade de elevar as plataformas onde ficam as bombas de captação, para que elas não sejam cobertas por alagamentos e, assim, não se prejudique o abastecimento. Esses 45 dias até o prazo final da obra são demandados para a conclusão do sistema de captação e de distribuição da água.
O montante de investimentos contempla, ainda, a aquisição de peças reserva para substituição. “Hoje temos nossa unidade de eletromecânica em Ponta Grossa com equipamentos reserva (bombas) para suprir a necessidade caso algum venha a falhar”, explica.
O novo reservatório no alto da Rua Domingos Luís de Oliveira está pronto, segundo o gerente regional da Sanepar. No entanto, o início de sua operação depende do término das obras de captação.
Em relação às obras próximo a sede dos Correios, que devem garantir o abastecimento para a Vila das Flores tiveram sua primeira etapa concluída nesta semana. O gerente regional assegurou que a segunda etapa deve ser encerrada até a próxima quinta-feira (22), normalizando o abastecimento de água naquele bairro.
Gilvan demonstrou estar satisfeito com o resultado da reunião desta semana e lembrou que houve uma primeira, há mais de 100 dias, para tratar do mesmo assunto. Ele atribui a demora na resolução do problema com o abastecimento de água a um “erro de cronograma” da própria Sanepar. O prefeito de Prudentópolis reclamou também da falta de informação aos habitantes da cidade quanto à situação do abastecimento de água e do desenvolvimento das obras. Contudo, o prefeito comemorou a redução em pelo menos 50% no prazo de conclusão da obra, de acordo com o atual cronograma em relação ao primeiro, que previa a necessidade de ainda mais 90 dias para que ela fosse entregue.
Segundo Gilvan, as iniciativas da Sanepar vão solucionar os problemas de abastecimento em bairros da região norte, como a Vila das Flores, Maringá, Ronda e Vila Iguaçu, e na parte mais alta do município. De acordo com o prefeito, ainda que as intervenções não resolvam 100% dos problemas da cidade em termos de abastecimento, representam uma melhoria significativa. Gilvan garante que a Prefeitura estará atenta aos prazos e vai cobrar da Sanepar a solução definitiva desses problemas.
O Ministério Público também esteve presente à reunião, a fim de cobrar que se reduza ainda mais o prazo de 45 dias para a regularização do abastecimento de água, pelo fato de que é considerado demasiado longo o período para que a obra seja entregue, uma vez que falta 10% dela para ser concluída.
O vereador Adriano Cardozo (SDD) também comemorou o atendimento do que considerava a principal reivindicação junto à Sanepar: a redução do prazo para a entrega final das obras. Ele comentou que na quarta-feira (14) esteve conversando diretamente com o novo diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. “Ele nos atendeu de forma bastante dinâmica, até pelo carinho que tem para com a cidade de Prudentópolis”, reforçou. Cardozo espera que, no próximo verão, o município não volte a sofrer com a falta de água.
O vereador Marcos Lachovicz (PPS) também demonstrou estar satisfeito com a expectativa de que as obras sejam entregues em um prazo menor que o inicialmente estipulado.
Captação e distribuição
Os R$ 4,7 milhões investidos pela Sanepar em obras para melhorar a captação e distribuição de água vão aumentar em 63% a produção de água para consumo em Prudentópolis, além da construção de duas novas estações elevatórias de água e 7 km de rede de distribuição. O novo reservatório de água, já concluído, tem capacidade para um milhão de litros de água tratada.
O gerente da Unidade Regional da Sanepar em Ponta Grossa, Marcos Roberto Santos, anuncia que as obras devem garantir que a produção passe de 55 para 90 litros por segundo, um aumento de 63%.
Falta de água
Informações acerca das condições de abastecimento podem ser obtidas através do 0800-200-0115.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.