terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Você concorda? Lista coloca Alonso como 3º melhor de todos os tempos; Senna é apenas 19º



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Julianne Cerasoli (Total Race) Imagem: Divulgação


As listas para determinar quem foi o melhor piloto da história da Fórmula 1 sempre trazem alguma dose de polêmica. Afinal, é difícil comparar diferentes épocas, especialmente em um esporte em que o equipamento conta muito. Mas e se os pilotos pudessem ser colocados frente a frente como se tivessem andado com o mesmo carro? - See more at: http://totalrace.com.br/site/noticia/2014/12/lista-coloca-alonso-como-3o-melhor-de-todos-os-tempos-senna-e-apenas-19o#sthash.GiAiOOzn.dpuf

As listas para determinar quem foi o melhor piloto da história da Fórmula 1 sempre trazem alguma dose de polêmica. Afinal, é difícil comparar diferentes épocas, especialmente em um esporte em que o equipamento conta muito. Mas e se os pilotos pudessem ser colocados frente a frente como se tivessem andado com o mesmo carro?
Usando a matemática, foi obtido um resultado com algumas diferenças em relação às listas feitas com a opinião dos especialistas: o bicampeão britânico Jim Clark, que teve carreira meteórica nos anos 1960, ficou com o primeiro lugar, seguido do tricampeão e rival de Emerson Fittipaldi Jackie Stewart e do bicampeão Fernando Alonso. Ayrton Senna? Apenas em 19º. Emerson foi classificado em 23º, Felipe Massa em 29º, José Carlos Pace em 34º, Rubens Barrichello em 50º e o tricampeão Nelson Piquet apenas em 55º.
A ideia do método matemático é igualar o efeito do equipamento e levantar quais foram os pilotos que chegaram mais perto do máximo que seu carro poderia dar. O cálculo leva em consideração técnicas qualitativas de avaliação esportiva e conta os três anos de pico de performance de cada piloto. Confira mais detalhes sobre o método neste link, em inglês.
A justificativa para a classificação relativamente ruim de Senna é o fato do brasileiro ter feito menos pontos que seu companheiro, Alain Prost, em dois dos três anos de pico (88 e 89, sendo que Ayrton foi campeão no primeiro ano por conta do sistema de descartes da época). O próprio piloto francês também não aparece bem colocado no modelo, sendo apenas o 16º. Já no caso de Piquet, a questão que a matemática aponta é o fato do piloto ter batido companheiros de equipe considerados fracos.
Por outro lado, a matemática é ‘generosa’ com Alonso, que foi, inclusive, considerado o melhor piloto da temporada 2014 pelo modelo. Como a matemática aponta que o nível de competitividade geral da Fórmula 1 é melhor nos últimos anos, vários pilotos que estão na ativa aparecem bem: Nico Rosberg (7º), Sebastian Vettel (8º), Lewis Hamilton (12º) e Kimi Raikkonen (14º).
Confira o top 10:
1º Jim Clark
2º Jackie Stewart
3º Fernando Alonso
4º Michael Schumacher
5º Juan Manuel Fangio
6º James Hunt
7º Nico Rosberg
8º Sebastian Vettel
9º Alberto Ascari
10º Niki Lauda 



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.