terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Saúde notifica marcas de água mineral por irregularidades



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Bruno Silva (CGN) Imagem: Divulgação


A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta terça-feira (09) os resultados de um amplo estudo sobre a qualidade da água mineral envasada e comercializada no Paraná. Das 22 marcas avaliadas, oito tiveram amostras classificadas como fora dos padrões de qualidade para galões de cinco e 20 litros.
As empresas fabricantes já foram inspecionadas e notificadas a adequar seus processos de produção e envase à legislação sanitária vigente. A pesquisa foi realizada entre os meses de março e outubro deste ano, com a coleta de produtos em supermercados de diversas regiões do Estado. A ação teve o apoio das equipes municipais e regionais de vigilância sanitária.
Apesar das irregularidades, apenas uma marca foi reprovada por conter substâncias prejudiciais à saúde humana. Ao analisar a amostra da marca Ana Rosa, produzida em Maringá, foram encontrados coliformes, um indício da presença da bactéria e.coli.
Seis marcas, incluindo a Ana Rosa, apresentaram laudos insatisfatórios por conter bactérias heterotróficas em níveis acima do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em outras duas marcas o problema foi por conta do nível de fluoreto que estava abaixo do informado na embalagem.
A análise das amostras foi realizada pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná). A intenção agora é ampliar o monitoramento para a água mineral de garrafa e copo plástico.
As marcas com resultados insatisfatórios foram:
Ana Rosa, Timbu, Frescale, Maceratti, Aguativa, Itaipu, Fontana Oro e D’Fonte.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Um comentário:

  1. Inclusive hoje, dia 11 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde publicou um esclarecimento sobre a análise de água mineral no Paraná, que indica que a qualidade da Timbu apresenta-se dentro dos parâmetros estabelecidos na Resolução RDC 275 da Anvisa.

    http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82447&tit=Secretaria-da-Saude-faz-esclarecimento-sobre-analise-de-agua-mineral-no-Parana&ordem=1

    Secretaria da Saúde faz esclarecimento sobre análise de água mineral no Paraná
    A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que um dos pontos da análise da água mineral fabricada e comercializada no Paraná, realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e divulgada nesta semana, foi baseado em portaria do Ministério da Saúde para a qualidade de água de abastecimento público (Portaria 2914), ao invés da norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre qualidade de água mineral (Resolução RDC 275), o que gerou interpretação equivocada quanto à presença de bactérias heterotróficas nos produtos.

    A resolução RDC 275 não estabelece padrões limites para a presença de bactérias heterotróficas em água mineral. Esses microorganismos não são prejudiciais à saúde e não condenam a qualidade do produto comercializado.

    As empresas que industrializam água mineral não podem acrescentar ao produto substâncias bactericidas para eliminar microorganismos, como cloro, por exemplo, porque a água deve ser extraída de fonte natural e comercializada a partir de padrões de limpeza e envase adequados.

    Sendo assim, as marcas de água mineral Timbu, Frescale, Maceratti, Aguativa e Itaipu apresentam-se dentro dos parâmetros estabelecidos na Resolução RDC 275 da Anvisa.

    Das 22 marcas avaliadas pelo Tecpar, apenas três apresentaram laudos insatisfatórios. A água Ana Rosa (lote 195 – 09:37) foi reprovada por apresentar coliformes fecais. Com as marcas Fontana Oro (lote 4755 L) e D’Fonte (lote 175) o problema foi o nível de fluoreto que estava abaixo do informado na embalagem.

    Curitiba, 11 de dezembro de 2014.

    Secretaria de Estado da Saúde

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.