sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Rádio Najuá inaugura Sala do Rádio "Nagib Harmuche"



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki e Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Rádio Najuá

A Najuá inaugurou na última quinta (4), a Sala do Rádio “Nagib Harmuche”. O espaço reúne o acervo fonográfico da emissora, com discos e equipamentos antigos. Além de prestar tributo ao fundador da rádio, uma placa homenageia a todos os funcionários que já passaram pelas emissoras AM e FM, desde 1978 até 2014. Vários deles estiveram presentes à inauguração. O evento foi também prestigiado pelo prefeito de Irati, Odilon Burgath e pelo padre Leonel Stanski, que faz diariamente a Ave Maria, às 18h, na programação das rádios. O coral Gaudeamus In Domino brindou aos presentes com uma cantata natalina na abertura da solenidade.
O padre abençoou o espaço e rezou a tradicional Ave Maria, acompanhado pelos demais participantes, e leu o evangelho do dia. O padre Leonel disse que ao pedir bênçãos a um local, como a sala, por extensão, se abençoa a todos aqueles que vão usufruir do espaço. “Que todas as pessoas que entrarem ou saírem desse lugar se sintam abençoadas, sintam a presença de Deus aqui e a levem para suas vidas”, proclamou.
Bastante emocionada, a diretora da rádio Najuá, Jussara Harmuch, disse que não havia preparado nenhum discurso, nenhum cerimonial especial, mas que se sentia à vontade para falar de um lugar que representa não só sua família, mas a família Najuá, a família do rádio. “Essas placas são uma homenagem a quem realmente fez o nome da rádio. Meu pai foi quem idealizou a filosofia; meu tio Elias contribuiu muito, com seus filhos também, e cada um de vocês plantou algo aqui, regou e levou adiante. Cada um de vocês é importante”, comentou Jussara, ao se dirigir aos atuais e ex-funcionários. A placa com o nome de todos os colaboradores da Najuá foi descerrada pelo prefeito Odilon Burgath.
A gerente das emissoras, Rose Harmuch, se juntou a Jussara para fazer o descerramento de uma segunda placa, que contém agradecimento aos familiares que contribuíram para o desenvolvimento e consolidação da Najuá: Edwirges Hessel, mãe de Jussara; Linda Harmuche Ferreira, irmã de Nagib; Maria Anciutti, segunda esposa de Nagib; Ronald Harmuche, irmão de Jussara e Uadia Harmuche, irmã de Nagib.
Homenagens
José Vaz, conhecido como Tramela, descerrou a placa que homenageia os precursores da Rádio Najuá e, respectivamente, o ano em que cada um estreou nos microfones: Elias Harmuch (1949); Nagib Harmuche (1957); João Maria Rodrigues (1958) e José Vaz (1964).
Durante a cerimônia de inauguração da sala, mais dois colaboradores receberam homenagens. A ex-funcionária, Maria Cristina Oliveira Zarpellon, foi homenageada com uma placa em seu nome, que foi colocada em um dos estúdios de gravação da emissora. A homenagem foi realizada em função de Maria Cristina ser a primeira discotecaria da Najuá. Atualmente integrante da equipe de funcionários da Najuá, João Geraldo Mitz, o popular “Magoo”, que desempenha a função de operador de áudio, também recebeu uma homenagem com uma placa que dá o seu nome ao estúdio de gravação.
Jussara lembrou que João Maria e José Vaz participaram da construção da história do rádio iratiense. José Vaz comentou rapidamente sobre o avanço dos meios de comunicação em Irati, do rádio às redes sociais e que, tal como é agora com a internet, era no princípio, o estranhamento em relação ao rádio. “A magia do rádio de Irati é sensacional: são cinco emissoras que levam sua mensagem para muito longe de Irati”, concluiu.
O prefeito Odilon Burgath elevou o rádio ao status de arte e disse que o espaço "Sala do Rádio Nagib Harmuche" serve para que se contemple a evolução do rádio, desde os aparelhos mais antigos, até a modernidade dos equipamentos de hoje. Elogiou a direção pela iniciativa de resgatar todos os nomes que fizeram a história da emissora e disse que Irati recebia, naquele instante, “um presente de Natal”. Odilon citou que ele mesmo, ainda que por pouco tempo, teve uma trajetória como locutor de rádio durante a juventude. “A beleza do rádio não é só a questão de equipamento. A beleza do rádio com a qual eu tenho certeza que o Nagib Harmuche sonhou foi a questão social, porque aqui nós podemos adentrar um espaço e vislumbrar, entrar num mundo de imaginação e sonho e, aqui ao lado, continuamos tendo a notícia em tempo real, continuamos tendo a informação, desde os momentos mais tristes, como das enchentes que tivemos esse ano, até os momentos mais alegres, como este, da inauguração”, resumiu.
“Meu pai e meu tio Elias plantaram uma filosofia tão bonita aqui que qualquer um que entre, já compra a ideia e já segue nesse caminho”, disse a diretora da Najuá, Jussara Harmuch, ao falar dos colaboradores e de seu compromisso em trabalhar em favor da população. “Quem trabalha aqui é parte do povo e conhece os seus problemas”, comentou ao lembrar a cobertura feita pela Najuá durante a enchente em junho, procurando sempre trazer mais que informação, e também a ação e mobilização: como quem não foi atingido poderia ajudar os demais.
João Maria Rodrigues: um dos precursores do rádio iratienseJoão Maria Rodrigues falou de sua felicidade em ter participado ao lado de Nagib e Elias da fundação da primeira rádio de Irati. Contrariando o senso comum, disse que a Difusora, onde ele atua hoje em dia, não foi a primeira emissora a ser fundada em Irati, mas uma homônima, com prefixo ZYT-2, Rádio Difusora Cultural Iratiense, pertencente a um grupo de empresários ponta-grossenses: Abílio Holzmann e Manoel Machuca. Nessa emissora, que funcionava na XV de Novembro, que iniciou a carreira radiofônica de Elias e Nagib, lembrou Rodrigues.
“Posteriormente, dado o talento que Deus dá a cada um – e eu era garoto, acompanhava ouvindo – vimos os empresários desativarem a rádio porque entenderam que o investimento, na época, não correspondia às suas expectativas. Mas levaram daqui o seu Elias”, recordou o locutor. Só alguns anos depois, enquanto Nagib e Elias passavam pelas emissoras de Ponta Grossa, foi que o empresário Alfredo Leite criou a atual Difusora.
Rodrigues também falou do sonho de Nagib em ter a própria emissora e da formação de um grupo econômico para viabilizá-la e, ao lado dos sócios Jubílio e Almir, fundou a Najuá, em 1978. O locutor destacou que Nagib sonhava com uma rádio que atendesse aos anseios da comunidade e não a meros interesses pessoais ou comerciais. “Fico muito feliz de ter meu nome citado e de ter participado um pouquinho dessa história. E, depois, nessa conjugação de valores, ver o crescimento da área radiofônica da nossa cidade. Pessoas como Nagib e Elias não morrem, pois deixam seu legado e o transferem para outra esfera”, disse.
Colaboradores que ajudaram na construção da Rádio Najuá1978 à 1987 –
Elias Harmuch, Elias Harmuch Júnior, Rosiclea Harmuch, João Batista Ferreira, Vicente Lourenço de Souza, Maria Leonidas Leite Jankovski, João Maria Sebastião da Silva, Gerson Luiz Bakaus, Sebastião Camilo da Cruz (Compadre Olevi), Manoel Orlando Gonzales, Laercio Silveira, Valdemar Girardi (Gija), Maria Hessel Pires, Ademir Carlos Alves, João Carlos Medeiros, Maria Cristina Oliveira Zarpellon, José Antonio Miguel (Formigão), Theo Duarte, Germano Filho, Ademilson Antonio Alves Batista, Irineu Snak, Marcelo Martins (Nho Belardo), Osmar Luiz dos Santos Lima, Gilson Leveovix, Neri Duarte, Waldemar Woitowicz Justus, Celso Gonçalves de Oliveira,  Osires Adão Menon, Antonio Stefaniak Sobrinho (Tócho), Eulália Mudre, Antonio Cezar de Lima, Amilton Gerva, Pedro Kaproski, Elio Aparecido de Oliveira, Genoveva Zavilinski , Rogério Pampuch Surek, José Mac Artur de Sá, Edna Maria de Paula Soares, Luiz Carlos de Ramos (Bola), Miguel Soares (Tartaruga), Elizabete Zinco Budel, Jussara Menon, João Geraldo Mitz, Padre Wilson Belloni, José Abilio Filho, Nelson Luis Alves Susko, Lourival de Castro (Pinheirinho), Eros Pacheco Ribeiro, Sidnei Jonaldo Jorge, Gilmar Gumy, Eraldo Kovalski, Natalino Mascarello, Jair Zinco, Francisca (Dona Chica), Maria Solange Goy, Valdir Samways.
1988 à 1997 –
José Mario Celis, Renato Malach Marochi, Alexandre de Godoy Rocha, Marcos Roberto de Castro, Edinéia Luzia Siman, Nelson Alexandre Scharlau, Izaias Roberto, Marcia de Castro Coutinho, Antonio Alceu Jacopetti, Luis Claudio Gaspar (Magal), Manoel Mustapha, Luciano Ditzel, Ingrid Aparecida Ditzel Felchak, Vilma Bacil de Oliveira Glinski, Marcio Luiz Martins, Fernando Martins, Paulo Ubiratan, Luiz Simeonato Neto (Pezão), Cirene Antonia Stresser Pereira, João Carlos Choida, Sandro Adão Volski , Liliane Fuck, Ivonei Garsztka, Genauro Luiz Moreira, Sandra Mara Rodacki Wardzynski, Ana Claudia Ramos, Sidnei Garsztka, Marily de Fátima Traple, Rosi Konopka, Sérgio Soriani, Silmar José Caetano , Padre Amadeu Fracaro, Marcio Luz, Luiz André Scharlau, José Anderson Tissiani Scharlau, Elenita Chuproski Scharlau, Rinaldo de Castro, Ronaldo Luiz Evangelista, Michelangelo Gumiero, Sidnei  Rodrigues de Souza, Marcelo Golinski, José Maria Gracia Araújo, Nilton Cesar de Souza, Enezito Ruppel, Augusto Segundo Guerreiro, Andreia Plockacz, Rogério Olidio Vicente, Wilson Schleie (Xiripita), Nilton Luy, Madalena Moroz Jacinto, Luis Gustavo Martins (Guto), Antonio Marcos Gravonski, Flavio Simeonato, Tadeu Stefaniak, Marcos Valdeci Gravonski, Airton João Traple, André Janiski, José Amilton Ferreira Ingles, Airton José Trento, Paulo Cesar Boguchewski, Cleberson da Luz, Fernanda Maria, Cristiano Wolski, Marli das Graças de Albuquerque Kremer, Elizete Teleginski, Anete Molina, Milton Colaço Vaz, Conjunto Novo Horizonte, Marcio Fernandes, Roberto Marcos Navarro.
1998 à 2007 –
Vanderlei Tadra, Rosane Kotk, Luis Carlos Vieira, Arlete Marques da Silva, Maria F. Anciutti, Fábio Kruk, Ronildo Antonio Pampuch Surek, Vanderlei Turco, Marco Antonio Hartog, Edson Luis Fernandes, Mariana Bulka, Luiza Nelma Fillus, Luis Fabiano de Oliveira (Sassá), Ademar Antonio Bettes, Carlos Eduardo Wisniewski, Wilson Caetano, André Fontoura Nogueira, Padre Pedro Gavlak, Rosana de Castro Casagrande, Denise Batista dos Santos, Tiago Iantas Marochi, Roselaine Mandiack, Zanderlei Justus, Herculano Batista Neto, Marcos Antonio Razera, Amanda Rogal, Zaine Daniele de Andrade, Ana Clara Gomes Marques, Adriano José da Silva, Cristiano  Rogal de Andrade, Geferson Antônio Marcon, Luiz Cesar Cequinel, Edson Santana, Raquel Caetano, Renata Tavares Machado de Lima, José Juarez Oliveira, Roberto Lang, Cristiano Mesquita, Roseli Aparecida de Castro Alves, Anderson Harmuch Silva, Padre Joel Nalepa, Mauro José Cordeiro.
2008 à 2014 –
Kelly de Oliveira Ramos, Salete do Carmo Cordeiro, Gislaine Neves Stanski, Guilherme Bettes, Osmari José Lopes, Julio Cesar Luginieski, Patricia Aparecida dos Santos, Pamela Rodrigues de Almeida, Rafael Keller, Juliano Cardoso Vieira, Vania Denise Laroca Andrade, Walter Skoretzky, Iolanda Maria Gomes, Rodrigo Zub, James Mac Artur Bitencourt de Sá, Antonio José de Souza, Edilson Alves, Otoni da Silva Pires, Grupo Thalentaço, Cirilo da Silva, Agostinho da Rosa, Paulo Secco, Kelly Vanessa Laroca, Bárbara Daiana Gardin, Fernanda Santos, Noel Borga, Eliton José Mattozo, Elio Kohut, Edilson Kernicki, Claudinei dos Santos Peppe, Padre Leonel Stanski, Paulo Henrique Sava.
"O nosso agradecimento à estes e muitos outros que ajudaram a construir o nome da Rádio Najuá".

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.