sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Novamente Bibinho foi preso



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fernando Castro (RPC TV) Imagem: RPC TV


O ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) Abib Miguel, conhecido como Bibinho, foi preso preventivamente nesta sexta-feira (12), em Curitiba, segundo o Ministério Público (MP). O mandado de prisão foi expedido pelo desembargador José Maurício Pinto de Almeida, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), responsável pelo julgamento de dois recursos de Bibinho que tramitam na Justiça do Paraná.
A prisão ocorreu uma semana após Bibinho deixar uma prisão temporária de dez dias. Ele havia sido preso no aeroporto de Brasília pela Operação Argonautas do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que prendeu ainda outras quatro pessoas. A operação investiga o crime de lavagem de dinheiro supostamente desviado da Alep durante a gestão de Bibinho.
Abib Miguel foi condenado em primeira instância a mais de 37 anos de prisão somando as duas ações que tramitaram contra ele, e outros, por associação em organização criminosa que promovia a nomeação de pessoas para cargos em comissão na Assembleia Legislativa, sem que elas efetivamente prestassem serviços. A remuneração dos funcionários fantasmas era repassada para os chefes do esquema.
Segundo o Gaeco, os desvios foram feitos entre 2000 e 2010, envolvendo 97 funcionários fantasmas. Os valores atualizados, conforme o Gaeco, são de R$ 216, 8 milhões.
O G1 entrou em contato com o advogado Eurolino Reis, que representa Bibinho, mas ele informou que ainda não tinha conhecimento da prisão.
Diários secretos
O processo contra o ex-diretor geral da Assembleia Legislativa começou a partir de denúncias feitas em reportagens publicadas na RPC TV e pelo jornal Gazeta do Povo. Segundo as informações apuradas à época, Bibinho foi apontado como a figura principal do esquema de contratações irregulares no Legislativo paranaense.
As nomeações eram publicadas em Diários Oficiais, com impressão reduzida, que nunca eram distribuídos. A série intitulada “Diários Secretos” ganhou o Prêmio Esso de Reportagem, a principal premiação do jornalismo brasileiro.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.