sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Carros novos terão placa Mercosul a partir de janeiro



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Portal Terra Imagem: Divulgação

Os veículos novos do Brasil terão modelo de placas no padrão Mercosul a partir de janeiro de 2016. O modelo foi apresentado nesta quinta-feira pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. 
As novas placas terão o fundo branco, com quatro letras e três números, e uma margem azul superior com o emblema do Mercosul à esquerda. O nome do país de origem estará ao centro com a bandeira nacional à direita. Haverá também linhas onduladas horizontais, marcas d’água com a logo do Mercosul na película refletiva, código bidimensional (com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa) e o brasão do município de registro.
A categoria será indicada pela cor da combinação de letras e números: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). 
Atualmente, as placas de identificação veicular são produzidas livremente e vendidas para pequenas e médias empresas credenciadas pelos Detrans que estampam e pinta. As placas do Mercosul serão fabricadas por empresas credenciadas pelo Denatran, que serão responsáveis por controlar sistemicamente o uso de cada chapa. Não haverá troca de placas dos veículos já emplacados no Brasil. 
Mais segurança
De acordo com nota do Ministério das Cidades, a placa de identificação veicular, sendo um documento, deve conter dispositivos para dificultar a sua falsificação - ainda mais no Brasil, onde a clonagem de placas é considerada elevada e diversos proprietários utilizam placas frias para driblar fiscalizações. 
“Os novos elementos de segurança visam coibir as possíveis clonagens de veículos. A grande vantagem das mudanças é para o cidadão”, disse Rone Evaldo Barbosa, coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran.
O coordenador Rone Barbosa explicou ainda que futuramente será possível uma integração entre os dados dos países do grupo Mercosul. “Essa ação permitirá um controle mais rigoroso do transporte de cargas, transporte de passageiros e também de carros particulares entre esses países”, afirmou.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.