quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

1ª Formatura do Celem de Língua Ucraniana em Barra Bonita em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

O Centro de Estudos de Língua Estrangeira Moderna (Celem) formou a primeira turma do curso de ucraniano. Com duração de três anos, o curso formou 22 alunos. As aulas do Celem são oferecidas em outras quatro escolas: Bispo José Martinez, na localidade de Tijuco Preto; Orestes Preima, na Linha Esperança; Alberto de Carvalho e Colégio Vila Nova, no município de Prudentópolis. A cerimônia de formatura ocorreu na sexta (5), no Colégio Cristo Rei, na localidade de Barra Bonita, onde são oferecidas as aulas de ucraniano.
O diretor Sandro Marcio Ribeiro explica que a formatura é uma novidade. O Celem já existia antes, ensinando outros idiomas, e a ideia de promover a formatura dos alunos atende à proposta da nova diretoria em tornar os cursos mais ativos e dinâmicos. “A língua ucraniana foi escolhida justamente por ser a comunidade predominantemente ucraniana”, justifica.
O Celem estuda a possibilidade de estender o curso de ucraniano por mais um ano: em vez de apenas três, quatro anos de curso. A implantação desse quarto ano para aprimoramento do idioma depende de aprovação do Núcleo Regional de Educação de Irati, de acordo com Ribeiro.
Conforme o diretor, a experiência seria inédita, uma vez que nenhum outro curso do Celem possui essa duração, em função de que muitos alunos acabam desistindo ao longo do processo.
A professora Ana Cristina Ternoski Zubek diz que a cerimônia representa “mais do que uma formatura limitada aos muros do colégio. Estamos deixando na comunidade de Barra Bonita, onde está situado o Colégio Cristo Rei, sementes que germinarão frutos. Os alunos certamente praticarão a língua e terão uma visão ampla e crítica sobre a cultura ucraniana”, considera. Ana Cristina conta que trabalhou ao longo dos últimos dois anos com esses alunos. No primeiro ano, as aulas foram ministradas pela professora Marinês.
“Trabalhei com bastante empenho e dedicação, pois logo percebi que são alunos que têm talento, que têm vontade e sabem fazer as coisas. Eu simplesmente usei o talento deles para que esse processo de ensino-aprendizagem fosse o sucesso que foi”, comemora.
Ana Cristina comenta que o fato de que, implicitamente, os alunos já convivem com a cultura ucraniana em suas casas, facilita o aprendizado e a assimilação do conteúdo, especialmente o cultural. “Em relação à língua, a maioria deles, ou alguém da família deles, fala o ucraniano. Então, isso facilita muito em sala de aula. Às vezes, o aluno vem sabendo ler, escrever e falar. Em outras, só fala, mas não escreve nem lê, mas como ele já tem a primeira competência, que é a fala, as demais se tornam bem mais fáceis”, explica.
A professora destaca, ainda, que há certa dificuldade no aprendizado da escrita pelo fato de que na língua ucraniana se adota o alfabeto cirílico e não o latino (que nós utilizamos). O alfabeto cirílico hoje possui 33 letras.
O formando Marcos Kurhan agradeceu à professora Ana Cristina pelo incentivo ao longo dos últimos dois anos. O aluno disse que foi necessário um empenho extra para dar conta dessa atividade paralela aos estudos. Marcos comentou também que a turma toda estava feliz pela conquista.
Questionado sobre qual seria a maior dificuldade no aprendizado do ucraniano, ou seja, a fala ou a escrita, Marcos defende que ambos são fáceis, desde que o aluno preste atenção às aulas. 
Confira as entrevistas:
Profª Ana Cristina 

Sandro Márcio Ribeiro

Aluno Marcos:
Confira mais fotos:

























OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Um comentário:

  1. Isso é para demonstrar para as pessoas acham que nossos alunos não são capaz de aprender, e tem gente que ainda tem coragem de dizer que o colégio tem que fechar, o nosso colégio é o que tem a maior turma do celem.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.