sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Paciente suspeito de Ebola é transferido de Cascavel para o Rio de Janeiro



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Portal Terra Imagem: Divulgação

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmaram que a Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel, recebeu na tarde desta quinta-feira um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. Segundo a secretaria, o paciente é um homem de 47 anos, vindo de Guiné e que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro. Por causa da suspeita real da doença, o paciente foi transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola.
A transferência foi feita por uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal e faz parte do protocolo brasileiro de prevenção do Ebola. O único sintoma apresentado pelo paciente até a manhã de ontem foi febre, mas por causa do histórico de viagem, o paciente foi mantido em isolamento total.
Até o início da noite, ele estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas do Ebola. Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.
O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas. Segundo o governo paranaense, imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e, adotadas medidas previstas no protocolo nacional, como a comunicação à secretaria estadual de saúde e Ministério da Saúde.
Assim que foi notificado, o Ministério da Saúde enviou uma equipe para Cascavel para coordenar medidas de atendimento e a identificação de possíveis contatos para orientação e controle. 


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.