quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Estudante encontrado morto na raia olímpica da USP teve overdose e morreu afogado, diz laudo



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 Imagem: Divulgação

O estudante Victor Hugo Santos, de 20 anos, encontrado morto na raia olímpica da USP (Universidade de São Paulo) no mês passado, teve uma overdose de uma droga nova no mercado e morreu afogado, segundo laudo do IC (Instituto de Criminalística). O documento, que vai ser anexado à investigação feita pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), revela que o universitário ingeriu uma droga sintética conhecida como 25i ou 25-mbome, também chamada de pandora.
Essa droga surgiu no mercado em 2010. Ela é produzida em larga escala na Europa e na China e há relatos de pequenos laboratórios também nos Estados Unidos. É um tipo de entorpecente caro e, geralmente, distribuído em festas universitárias e raves.
Aqui no Brasil, ela passou a ser considerada uma droga ilícita apenas em fevereiro deste ano. O entorpecente tem alto poder de alucinação e de alteração do comportamento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária incluiu a 25i na lista de substâncias proibidas depois de várias apreensões. Em novembro do ano passado, um dentista e um outro jovem foram presos por suspeita de traficar ecstasy e LSD na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. Mas o laudo feito pelo Instituto de Criminalística levou à liberação dos dois.
Em vez de ecstasy e LSD, os comprimidos eram da nova substância que, na época, ainda não era considerada ilícita. Por isso, os dois suspeitos foram soltos. Segundo especialistas, a droga atinge o sistema neurotransmissor de serotonina no cérebro, provocando o mesmo estímulo do LSD. Ela é consumida por via nasal ou sublingual. Os efeitos causam delírio, mas também podem provocar desmaios.
O assessor da Organização Mundial de Saúde para a segurança de medicamento, o médico Antony Wong, confirma que essa droga sintética pode levar à morte.
— O que acontece é que a alucinação é tão violenta, tão intensa, que a pessoa voa, saltando do décimo sétimo andar. Outra pessoa, correndo, foi contra uma árvore, porque achou que poderia derrubar a árvore.
No mundo, pelo menos 20 pessoas morreram depois de consumir essa droga.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.