terça-feira, 21 de outubro de 2014

Descubra se você tem mau hálito



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Zero Hora Imagem: úlio Woolpert (Stock Photos)

Cinquenta milhões é o número estimado de brasileiros que sofrem de mau hálito, de acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (Abha). Isso significa que três em cada 10 pessoas são afetadas. Para complicar, existem mais de 50 causas para esse problema, que vão da higiene bucal malfeita a doenças.
Identificar as origens da condição é o primeiro passo para o tratamento, conforme Mário Silveira de Souza, dentista e membro da Abha. Se for diagnosticada alguma doença relacionada à odontologia, como cáries e gengivites, indica-se o tratamento junto ao cirurgião-dentista do paciente. Descartadas essas opções, parte-se para uma análise da rotina alimentar, da saliva, de uma possível carência vitamínica e, se for necessário, pede-se um check-up geral, uma vez que inúmeras doenças podem causar mau hálito. A reeducação da higiene bucal também é um ponto a se observar. 
— As pessoas limpam seus dentes de três a quatro vezes ao dia mas, ao analisarmos essa higiene na prática, percebemos que elas limpam aproximadamente 50% da boca. Ou seja, temos frequência, e não qualidade — afirma Souza, acrescentando que 90% das halitoses têm relação com a cavidade bucal.
Envelhecimento aumenta o problema
As incidências de mau hálito tendem a aumentar com o passar da idade. O principal motivo é a redução na produção de saliva, pelo processo de envelhecimento natural ou pelo uso de medicamentos que têm esse efeito colateral. Ao diminuir a quantidade de saliva, a pessoa produz uma saliva mais pegajosa, de odor carregado e que favorece a formação de saburra lingual (camada esbranquiçada ou amarelada que se deposita no “fundo” da língua).
Segundo a dentista Elaine Camargo, especialista em estomatologia, frequentemente as pessoas sequer sabem que têm halitose devido à fadiga olfatória, ou seja, quando deixam de perceber determinado cheiro. Ao mesmo tempo, há os que se sentem demasiadamente inseguros com seu hálito - tendo halitose ou não -, o que gera desconforto social.
— O mau hálito é um termômetro da qualidade de vida — ressalta Elaine.
Fique de olho
Alguns fatores que geram mau hálito
— Halitoses relacionadas com a dieta são bastante comuns. Ocorrem, por exemplo, com a ingestão de alimentos de odor carregado. Se consumidos em excesso, lipídios, proteínas e alimentos com enxofre na composição (como brócolis, repolho e couve) também podem contribuir para alteração do hálito. 
— A carência das vitaminas A e D pode acelerar o processo de descamação do tecido epitelial, no caso da cavidade bucal, essas células descamadas servem de alimento para as bactérias geradoras do mau hálito.
— Até para evitar mau hálito é importante beber água. Pacientes desidratados têm redução na saliva e consequente geração de halitose.
— Cuidado com as bebidas alcoólicas: o álcool, além de agredir a mucosa oral e favorecer o aparecimento de doenças bucais, é eliminado pelo pulmão, dando um cheiro característico a quem bebe. A cerveja é diurética e gera desidratação, alterando ainda mais o hálito.
— O estresse também pode causar mau hálito. Uma das reações do organismo frente ao estresse é a ativação das glândulas suprarrenais e consequente liberação de adrenalina e cortisol, hormônios que também ocasionam a diminuição do fluxo salivar e a hipoglicemia, influenciando diretamente no aparecimento do mau hálito.
Fonte: dentista Mário Silveira de Souza
Como posso saber se tenho halitose?
Como normalmente não é possível sentir o próprio hálito, e muitas pessoas ficam constrangidas em nos informar quando há alguma alteração, seguem três sugestões da Associação Brasileira de Halitose.
— Faça um autoexame da língua diante de um espelho, verificando se há saburra lingual.
— Pergunte a alguém de sua confiança, em diferentes horários, se ela percebe alguma alteração em seu hálito.
— Consulte um dentista capacitado em halitose que esteja habituado a avaliar e a tratar o mau hálito, pois ele encontrará a causa e o efeito do problema. Se esse profissional possuir um gás cromatógrafo (equipamento que mede o hálito) você terá como mensurar o seu.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.