sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Beber mais café para dormir? Veja dicas estranhas de saúde



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Portal Terra Imagem: Getty Images

uitas recomendações para melhorar a saúde são simples: para perder peso, coma menos e se exercite mais; para aumentar a sua energia, durma mais; para evitar a desidratação, beba mais água. Outras, no entanto, podem parecer estranhas, como beber café para ter um cochilo melhor e não escovar os dentes após comer para que fiquem saudáveis. Confira 12 dicas que parecem estranhas, mas que realmente funcionam, segundo lista publicada pelo site da revista Health:
1 - Beba café para ter um cochilo melhor
Café tira o sono, certo? Mas um estudo japonês, que analisou como tirar o máximo de um cochilo, constatou que as pessoas que beberam a iguaria (cerca de 200 mg de cafeína ou o valor de uma a duas xícaras de café) antes de um descanso de 20 minutos se sentiram mais alerta e tiveram melhor desempenho em testes de computador do que aqueles que só tiraram uma soneca. O cochilo de 20 minutos limpa o cérebro de uma molécula chamada adenosina, maximizando o estado de alerta, segundo Allen Towfigh, diretor médico do New York Neurology & Sleep Medicine. “Ao aumentar os níveis de adenosina, nos tornamos mais fadigados. Cochilo limpa a adenosina e, quando combinado com a cafeína, um bloqueador de adenosina, reduz ainda mais os seus efeitos e amplifica os efeitos da soneca”, finalizou o profissional.
2 - Para dentes saudáveis, não os escove após comer
Não escove os dentes imediatamente após comer e beber, especialmente se os alimentos forem ácidos. É que frutas cítricas, bebidas esportivas, tomate e refrigerante, por exemplo, podem amolecer o esmalte do dente e o ato de escovar pode acelerar o efeito do ácido sobre o esmalte e corroer a camada de baixo, como informou o dentista Howard R. Gamble. Espera de 30 a 60 minutos para escovar. 
3 - Para usar roupa de tamanho menor, aposte no peso
Se duas mulheres têm o mesmo peso, mas apenas uma levanta pesos na academia, a ativa fisicamente provavelmente vai caber em uma calça de tamanho menor em comparação com a sedentária. É que o músculo ocupa menos espaço que a gordura, disse Mark Nutting, diretor de fitness do SACO Sport & Fitness. Portanto, reduza calorias e adicione musculação à sua rotina para diminuir o manequim.
4 - Para comer menos, coma mais
Saborear um pacote de biscoito ou salgadinho de 100 calorias pode parecer pouco, mas é mais provável que faça com que tenha mais fome do que quando come algo substancial, alertou a nutricionista Amy Goodson, do Texas Health Ben Hogan Sports Medicine. “Comer pequenas quantidades de carboidratos não faz nada além criar um pico de açúcar no sangue e deixar você querendo mais carboidratos.” A profissional recomenda a escolha de uma proteína, como manteiga de amendoim ou queijo e uma maçã. “Eles são mais elevados em calorias por porção, mas a proteína e a gordura ajudam você a ficar satisfeito mais rápido, assim, no fim, acaba comendo menos calorias totais.”
5 - Esqueça bebidas energéticas quando está cansado
As bebidas energéticas contêm até cinco vezes mais cafeína do que o café, mas o impulso que elas fornecem é fugaz e vem com efeitos colaterais desagradáveis, como nervosismo, irritabilidade e taquicardia, disse a nutricionista Amy. Além disso, as bebidas energéticas geralmente contêm altos níveis de taurina, um estimulante do sistema nervoso central, e mais de 50 gramas de açúcar por lata. Depois do pico de açúcar no sangue, vai acabar se sentindo lento.
6 - Beba água quando estiver inchado
Quando se sente inchado, beber água soa como algo que vai piorar a situação, mas muitas vezes pode ajudar, segundo o gastroenterologista James Lee, do Hospital St. Joseph Hospital, nos Estados Unidos. Se você está em uma dieta rica em fibras, por exemplo, o corpo precisa de mais água para funcionar de forma mais eficiente. “A fibra solúvel misturada à água torna-se um gel. Isso muda a mobilidade do intestino (capacidade de realizar movimentos peristálticos para expelir do organismo o bolo fecal) e reduz o sintoma de inchaço.” Beber mais água também alivia o inchaço causado pela desidratação.
7 - Esqueça refrigerante diet para perder peso
Pesquisa da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos, revelou que adultos com sobrepeso e obesidade que beberam bebidas dietéticas comeram mais calorias de alimentos do que aqueles que ingeriram refrigerante normal. Além disso, um estudo da Universidade do Texas, também nos Estados Unidos, descobriu que os participantes que saboreavam refrigerante diet tinham grande aumento da circunferência da cintura ao longo de cerca de 10 anos. “Além disso, muitas pessoas pensam que baixo teor de gordura, baixo teor de açúcar significam menos calorias, mas isso nem sempre é verdade”, falou a nutricionista Amy.  
8 - Ingira bebida quente para se refrescar
O que irá fazer com que se refresque mais rápido em uma manhã de verão: chá gelado ou quente? Dois estudos recentes analisaram o hábito de beber chá quente em clima quente, como é feito na Índia. Quando você saborear uma bebida quente, o corpo sente a mudança de temperatura e aumenta a sua produção de suor. Então, como o suor evapora de sua pele, você esfria naturalmente.
9 – Faça exercício quando estiver cansado
Depois de um longo e cansativo dia de trabalho, o exercício parece ser a última coisa que quer fazer, mas ele pode realmente energizá-lo. Fadiga, humor e depressão melhoraram após uma única sessão de 30 minutos de exercício moderado, de acordo com um estudo publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise.
10 - Escreva anotações para aumentar capacidade intelectual
Você se torna mais propenso a lembrar de anotações se você as escrever à mão, de acordo com pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. “Para aprender algo, significa que você tenha processado a informação. E quando você faz anotações manuscritas, você processa ou aprende mais informações”, disse o médico Towfigh. Além disso, uma vez que olhar para a página em que está escrevendo, naturalmente vai rever o material e reforçar as informações que já processou, finalizou o profissional.
11 - Para melhorar o relacionamento, passem menos tempo juntos
Ir de um evento social para outro, sem qualquer tempo para ficar só, pode sacrificar a qualidade dos relacionamentos. Passar tempo sozinho permite processar seus pensamentos, em vez de agir impulsivamente, e, como resultado, você começa a se conhecer melhor, disse Elizabeth Lombardo, autora do livro Better Than Perfect: 7 Strategies to Crush Your Inner Critic and Create a Life You Love (em tradução livre, Melhor que Perfeito: 7 Estratégias Para Esmagar seu Crítico Interior e Criar uma Vida de Amor) . “Além disso, reduz o estresse e ansiedade, o que também poderia contribuir para tensões de relacionamento”, afirmou a escritora. Meditar, caminhar, sentar em um café e observar as pessoas ou até mesmo limpar o armário são boas estratégias para se energizar sozinho.
12 – Não use sabonete antibacteriano para evitar doenças
Sabonete antibacteriano não vai necessariamente reduzir o risco de ficar doente ou passar a doença para outras pessoas. De fato, não há evidências de que esses tipos de sabonetes sejam mais eficazes do que os tradicionais. Além disso, a exposição de longo prazo a alguns ingredientes desses produtos, como o triclosan, pode representar riscos para a saúde, como resistência a bactérias e efeitos hormonais, de acordo com um comunicado da Food and Drug Administration de 2013. Mais pesquisas sobre os efeitos do triclosan são necessárias.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.